A União Europeia (UE), foi definida em 1992 no Tratado de Maastricht, resultando em um aumento expressivo de acordos comerciais e estreitando a relação do bloco com outros países. Em 1993, a iniciativa estabeleceu o mercado único, lançado com as «quatro liberdades» de livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais. O Tratado estabelece as bases para a futura moeda única e a origem de uma política externa e de segurança e justiça comuns. Na época da assinatura do Tratado, faziam parte do mercado comum a Alemanha, França, Itália, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, Irlanda, Reino Unido, Grécia, Espanha e Portugal. Desde então passaram a fazer parte do bloco também Áustria, Finlândia, Suécia, Chipre, Malta, República Checa, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia, Bulgária, Romênia e Croácia.
O “Tratado sobre o funcionamento da União Europeia” firmado no Tratado de Lisboa, assinado em 13 de dezembro de 2007, reforça políticas comerciais comuns entre os países membros do bloco. Atualmente, a União Europeia (UE) é responsável por 17% da comercialização mundial. Para tal, o bloco não apenas se fortalece internamente, mas mantém relações comerciais estreitas com potências econômicas globais, como China, Estados Unidos, Rússia e Reino Unido, sendo a principal parceira comercial de 54 países e forte promotora do livre comércio. Em 2021 o bloco possuía 47 acordos preferenciais firmados com 79 países com o intuito de facilitar o acesso das empresas da UE aos mercados com tarifas mais baixas e menos burocracia, bem como promover os valores e princípios da UE, fortalecendo relações com parceiros que respeitem as normas ambientais e sociais do bloco.

Escrito por

Observatório de Regionalismo

O ODR (Observatório de Regionalismo) realiza entrevistas com autoridades em suas áreas de conhecimento e/ou atuação, lançando mão de diversas mídias à divulgação do material elaborado.