Sobre o ODR

O Observatório de Regionalismo foi criado por alunos do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (Unesp/ Unicamp/ PUC-SP), inicialmente sob a coordenação da Profa. Dra. Karina L. P. Mariano, como um espaço de investigação e diálogo entre pesquisadores e o objetivo de fomentar o debate, estudos e atividades de extensão sobre iniciativas regionais de integração e cooperação.

Nossos trabalhos se encontram vinculados à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI), grupo formado por pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação e graduação de diferentes Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, como a UFU, UNIFESP, UNESP, UNB, UFGD, IPEA; e cujos estudos e pesquisas buscam, a partir de objetos e perspectivas teóricas e metodológicas diversas, compreender as motivações e os determinantes da política externa dos Estados e dos processos de regionalismo e multilateralismo.

Funcionando como grupo de estudos e pesquisa com maior foco nos processos vigentes nas Américas, o Observatório trabalha também as demais regiões do mundo, como Europa, África e Ásia, e faz uso da metodologia do regionalismo comparado. Em nosso site, compartilhamos semanalmente artigos breves acerca dos temas de estudo, considerando sua relevância e atualidade. Além disso, nossos projetos. contemplam a criação de uma cronologia de tratados e marcos temporais de regionalismo e integração (em construção), bem como a realização de conferências e palestras, clippings de notícias, dentre outros. Desde o fim de 2023, conta com seu próprio Regimento Interno, disponível para leitura aqui.

O ODR está atualmente sob coordenação do Prof. Guilherme Ferreira (UNIFESP e PPGRI San Tiago Dantas) e está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Coordenação Geral: Guilherme Ferreira
Vice-Coordenação Geral: Bárbara Neves

Coordenação Administrativa: Cairo Junqueira e Guilherme Ferreira
Responsáveis: Bárbara Neves, João Victor Motta e Vitória Salgado

Coordenação de Publicações: Guilherme Ferreira, Cairo Junqueira e Regiane Bressan
Responsáveis: Bárbara Neves, Luan Pessoa e Heitor Erthal

Coordenação de Comunicação e Mídias: Tainá Siman
Responsáveis: Luan Pessoa e Jacqueline Arantes

Coordenação de Eventos: Karina Mariano
Responsáveis: Vitória Salgado e Ana María Suárez

Coordenação de Pesquisa: Regiane Bressan, Bruno Luciano e Marcelo Mariano

Disclaimer: As ideias e opiniões expressas em nosso site são de responsabilidade dos autores/entrevistados e não refletem necessariamente a posição do Observatório de Regionalismo.

Copyright:  Este site possui artigos e contribuições de acesso aberto e distribuídos sob os termos da Licença de Atribuição Creative Commons, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o autor ou a autora e a fonte originais sejam creditados.