Diretrizes de publicação

Normas de publicação

  1. O artigo deverá ter em torno de 5 (cinco) laudas/páginas de elementos textuais excetuando-se as referências;
  2. O artigo deve ser submetido em duas versões: uma em língua portuguesa e outra em língua inglesa. É responsabilidade dos autores fazer o procedimento de tradução;
  3. O artigo deverá ser escrito de maneira corrida e sem subdivisões;
  4. Não é necessário apresentar resumo e/ou abstract;
  5. Os títulos devem ser sucintos e precisos;
  6. As regras da ABNT devem ser respeitadas, sobretudo margem padrão, fonte Times New Roman, espaçamento 1,5 e papel A4;
  7. O texto deve ser original e inédito, não estar sob avaliação de outro periódico ou outra publicação;
  8. O artigo passará por dupla avaliação reservando-se o direito de detecção de plágio.

 

Regras Acadêmicas

1) Todas as citações, por menores que sejam, devem conter sua fonte (autor ou publicação, ano e página);Citações que ocupem mais de 3 linhas no texto devem ser destacadas em corpo/letra menor em parágrafo separado.​Grifos nas citações devem estar esclarecidos se do autor original ou do autor do artigo. 

2) As fontes de citações ou remissões a obras feitas no texto seguem o sistema autor/data – o nome do autor em letras maiúsculas. Exemplo: “<citação ou texto que remete ao autor/obra>” (JUNQUEIRA, 2017, p. 20). Se dois autores ou mais, esses devem estar separados por ponto e vírgula (;). Exemplo: “<citação ou texto que remete ao autor/obra>” (RIBEIRO; JUNQUEIRA; FERREIRA, 2017, p. 20). Se houver mais de uma obra de mesmo autor e data, são identificadas tanto no texto como na bibliografia com o acréscimo de letras minúsculas na data. Exemplo: (LIRA, 2017a) ou (LIRA, 2017b, p. 35). 

3) Todas as fontes citadas no texto devem estar com informações bibliográficas completas ao final do artigo (conforme item 08) – e NÃO como notas de rodapé. 

4) Se uma publicação eletrônica, link, site citado não estiver mais acessível, manter a data em que foi acessado e inserir nota a respeito; se na bibliografia, colocar essa informação entre colchetes. 

5) Notas de rodapé apenas complementam alguma informação do texto, NUNCA inserir nelas referências bibliográficas de autores ou obras que estão sendo tratados, a não ser que seja uma citação secundária. 

6) Todas as siglas devem ser desmembradas em sua primeira ocorrência no texto. Repete-se o seu significado, isto é, a sigla por extenso ao longo do texto apenas se necessário. 

7) Não usamos destaques sublinhados ou em negrito. E o itálico é reservado principalmente para palavras estrangeiras. Usá-lo com parcimônia em outras situações. As aspas são para conceitos, citações, ironias, suposições. 

8) Exemplos de Informações Bibliográficas completas: 

Livro de um autor:
AYERBE, L. F. ​Neoliberalismo e Política Externa na América latina:​ uma análise a partir da experiência argentina recente. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998. 

Livro de dois autores ou organizadores:
VIGEVANI, T; LORENZETTI, J. (orgs.). ​Globalização e Integração Regional: ​atitudes sindicais e impactos sociais. São Paulo: LTr, 1998. 

Livro com mais de três autores:
Bourdieu, P. et al. ​The weight of the world.​ Cambridge: Polity Press, 1999. 

Capítulo de livro ou coletânea:
ALBUQUERQUE, J. Limites conjunturais e teóricos à constituição de atores sociais em um contexto de globalização e integração regional. In: VIGEVANI, T; LORENZETTI, J. (orgs.). Globalização e Integração Regional:​ atitudes sindicais e impactos sociais. São Paulo: LTr, 1998. 

Artigo em periódico:
MARIN, P. L. MERCOSUL e a disseminação internacional de políticas públicas. ​Cadernos Gestão Pública e Cidadania​. São Paulo, v.16, n.58, p.7-22, 2011. 

LIMA, M; HIRST, M. Brazil as an intermediate state and regional power: action, choice and responsabilities. ​International Affairs​, v.82, n1, p.21-40, 2006. 

Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado: 

BUDINI, T. ​Encontros com o MERCOSUL:​ a atuação das organizações da sociedade civil brasileira na integração regional. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. 

Trabalho apresentado em congresso:
CARVALHO, P. Quando movimentos sociais e Estado aliam-se: as associações que possibilitaram a criação da REAF MERCOSUL. In Encontro Anual da ANPOCS, e.38, 2014, Belo Horizonte.​ Anais do 38o Encontro Anual da Anpocs​, p.1-26, 2014. 

Publicação em meio eletrônico:
BRASIL. Ministério da Defesa. 2008. ​Estratégia nacional de defesa.​ Disponível em: <www.defesa.gov.br/projetosweb/estratégia/arquivos/estrategia_defesa_nacional_portugues .pdf>. Acesso em: 23 set. 2017.