Chamada de artigos

CHAMADA DE TRABALHOS E DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO DE DOSSIÊ (2024)
TÍTULO – “Regionalismo e a Agenda de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”

Proposta
Os dossiês organizados pelo Observatório de Regionalismo são uma proposta de publicação científica e periódica que têm como objetivo analisar e difundir temas atuais e relevantes em regionalismo e política externa. O processo de publicação é de responsabilidade da comissão editorial do Observatório de Regionalismo, grupo de estudo e pesquisa vinculado à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI), coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme Augusto Guimarães Ferreira (2024-2025) e iniciado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). O processo editorial segue rigorosas etapas, que perfazem o lançamento da chamada pública, a submissão de propostas, as revisões por pares e a diagramação final, e que são acompanhadas por uma comissão científica de pesquisadores e especialistas vinculados a diferentes Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, como UFU, UNIFESP, UNESP, UNB, UFGD, IPEA.

A presente chamada de trabalhos é destinada a pesquisadores/as, professores/as, especialistas no tema e demais interessados/as em compor o Dossiê temático intitulado “Regionalismo e a Agenda de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. O objetivo central dos trabalhos é problematizar o regionalismo e as políticas adotadas pelos organismos, blocos regionais e regiões ao redor do globo, no âmbito dos compromissos com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável. Cada bloco regional/região possui uma dinâmica organizacional e operacional específica. Logo, existem caracterizações, oportunidades e limitações específicas na capacidade de atuação de cada qual com os compromissos da Agenda 2030. Portanto, este Dossiê tem como intuito compilar e comparar as diferentes atuações regionais diante desse compromisso global, possibilitando verificar particularidades, divergências e similaridades dos regionalismos face aos desafios eminentes de um desenvolvimento sustentável.

Prazo e diretrizes para os/as autores/as
Pesquisadores/as, professores/as, especialistas no tema e demais interessados/as, com pós-graduação em curso ou finalizada, em escrever para o dossiê, ou seja, que não tenham vínculo direto com o ODR, deverão manifestar interesse até dia 20 de junho de 2024 através do e-mail ‘observatorioderegionalismo@gmail.com’, junto de uma breve biografia do(s) autor(es) e um resumo da proposta. O artigo será avaliado e a coordenação do ODR reserva-se ao direito de aceitar ou reprovar a proposta enviada.

A aprovação das propostas será divulgada, via email, até o dia 15 de julho de 2024. As propostas aprovadas deverão encaminhar o texto final até dia 30 de agosto de 2024 e deverão ser enviados para o e-mail ‘observatorioderegionalismo@gmail.com’ em formato .doc ou .docx.

As diretrizes de publicação podem ser acessadas aqui.

Organizadores

A edição de 2024 do Cadernos de Regionalismo – ODR está sendo organizada em parceria com o Módulo Jean Monnet da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e com Projeto Universal do CNPq “Regionalismo e a agenda 2030 (ODS): Desenvolvimento sustentável, equidade e democracia na construção da governança regional” nº 404006/2021-3, coordenado pela Profa. Dra. Karina L. P. Mariano.