Neste episódio do ODR Podcast, conversamos com Anne Felipe Camargo de Oliveira, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Luan Olliveira Pessoa, doutorando em Relações Internacionais também pela UFBA e docente do Centro Universitário Jorge Amado; e Catharino Pereira dos Santos, mestrando em Relações internacionais na UFBA. Eles falam sobres as conexões entre a Rede Mercocidades e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, para promover o desenvolvimento urbano sustentável e fortalecer a integração regional. O episódio completo está disponível no player abaixo e é apresentado por Luana dos Santos Guimarães, do ODR.

Você pode ler o artigo completo “Agendas conectadas: a aderência das mercocidades aos ODS para aprofundar a integração regional” no site da revista Pensamiento Proprio.

Os autores discutem como a Rede Mercocidades promove alinhamentos com os ODS por meio de projetos como o Banco de Boas Práticas e a Cooperação Sul-Sul, enquanto enfrentam desafios impostos por um contexto de neoliberalismo global e financiamento dependente de instituições do Norte Global. Os convidados ainda trazem uma reflexão crítica sobre a relação entre o declínio do multilateralismo e o papel das cidades como protagonistas no desenvolvimento sustentável.

A Rede Mercocidades exemplifica como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem servir como uma estratégia eficaz de construção regional, ao promover a convergência entre cidades e políticas públicas na busca por um desenvolvimento sustentável e integrado. No entanto, apesar dessas contribuições significativas, a dependência de financiamento internacional e a crescente influência de atores neoliberais representam desafios importantes para alcançar uma integração plena e sustentável.

Além disso, a interação da Rede com o Mercosul revela as dificuldades de alinhar arranjos locais com estruturas institucionais mais amplas, reforçando a importância da cooperação descentralizada como ferramenta para superar esses entraves e potencializar a governança regional.

As Mercocidades são uma rede de cidades da América do Sul criada em 1995 com o objetivo de promover a integração regional por meio da cooperação descentralizada e da articulação entre governos locais. A rede surgiu como um espaço para que as cidades, enquanto atores políticos, econômicos e sociais, participem ativamente do processo de integração do Mercosul, complementando as iniciativas lideradas pelos Estados nacionais. Atualmente, a Rede Mercocidades reúne mais de 350 cidades de países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), além de estados associados como Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Escrito por

Talita Angulo Eredia Marchao

Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas e pesquisadora no Observatório de Regionalismo (ODR), focada em estudos sobre política externa brasileira e Mercosul. Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, possui quase 20 anos de experiência profissional na área de comunicação, com passagens por jornais, revistas e sites em veículos de mídia como Estadão, UOL e Band, cobrindo principalmente temas ligados ao noticiário internacional, política externa, comércio exterior e política nacional. LinkedIn | Lattes