No nosso segundo episódio do ODR Podcast convidamos o Prof. Marcus Maurer de Salles para discutir sobre a agenda econômico-comercial do Mercado Comum do Sul (Mercosul) a partir da nova agenda de regulamentação do bloco e seus desafios para a integração regional e a inserção global dos países sul-americanos.

Não deixem de conferir essa discussão!

Disponível no Spotify, Google Podcast, Podbean e no Youtube!

Perguntas:

1. No marco dos 30 anos do Mercado Comum do Sul (Mercosul), e tendo trabalhado na Secretaria do Mercosul, quais foram, na sua percepção, os principais avanços e desafios da agenda econômica e comercial do bloco? (1min32s).

2. São vários as negociações comerciais atuais no âmbito do Mercosul, desde o Acordo entre Mercosul e UE, até as negociações para acordo entre o Mercosul e a Coréia do Sul. Como você enxerga essas múltiplas frentes de negociação que estão em andamento para o futuro do bloco? (5min56s).

3. O que é o Grupo Mercado Comum (GMC) e como funciona a dinâmica e quais são as etapas das negociações do Mercosul? (13min26s).

4. Em uma reflexão que o sr. fez esse ano sobre o tema, o sr. aponta que “apesar do Mercosul ser um dos pilares mais importantes da política externa brasileira”, o nível de conhecimento público a respeito do bloco está muito aquém da relevância, em termos de estratégia de desenvolvimento econômico, de integração regional e de inserção internacional” – quais os caminhos que o sr. enxerga para superar essa limitação? (18min47s).

5. Apresentação da realização da segunda Mesa do Ciclo de Debates de 30 anos do Mercosul. Nossa segunda mesa, coordenada pelo Prof. Marcus Maurer de Salles, com o tema de “MERCOSUR y la nueva regulación económico-comercial: Perspectivas y desafíos para la integración regional y la inserción global” a ser realizada no dia 02/07/2021 às 14h, através do Canal do Youtube do Observatório de Regionalismo (evento com certificado). (25min46s).

 

Sobre o Prof. Marcus Maurer de Salles

Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde co-coordena o Observatório de Regionalismo. É pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para o biênio 2021-2022. Entre 2015 e 2020, foi consultor jurídico da Secretaria do Mercosul. No período em que integrou o Setor de Assessoria Técnica, foram elaborados mais de 40 relatórios e pareceres técnicos de acompanhamento do processo de integração regional, nos diversos temas contemporâneos da agenda do Mercosul: relacionamento externo, facilitação do comércio, estatuto da cidadania, integração fronteiriça, agenda digital, reforma institucional, agenda 2030, dentre outras. Membro do Observatório de Regionalismo, da Rede de Política Externa e Regionalismo (REPRI) e do Grupo de Reflexão sobre Integração e Desenvolvimento na América Latina (GRIDALE). Foi pesquisador visitante junto a Cátedra OMC/Integração Regional da Universidade de Barcelona e da Cátedra Brasil/Comunidade Andina da Universidade Andina Simon Bolívar. Doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Direito das Relações Econômicas Internacionais e da Integração Regional pela Universidade de Barcelona (UB). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Escrito por

Observatório de Regionalismo

O ODR (Observatório de Regionalismo) realiza entrevistas com autoridades em suas áreas de conhecimento e/ou atuação, lançando mão de diversas mídias à divulgação do material elaborado.