No nosso primeiro episódio do ODR Podcast convidamos a Profª. Valéria Graziano para discutir sobre o papel da cultura e do pensamento decolonial no âmbito das Relações Internacionais a partir do espaço regional latino-americano.

Não deixem de conferir essa discussão!

Disponível no Spotify, Google Podcast, Podbean e no Youtube!

Para inscrição no nosso canal no Google Podcast, você pode adicionar diretamente nosso link de Feed RSS. ⇒https://feed.podbean.com/observatorioderegionalismo/feed.xml.

 

Perguntas: 1. Qual é o papel da integração para a construção de alternativas civilizatórias a partir de uma perspectiva decolonial? (4min36s).

2. Quais são as possibilidades e alternativas que se apresentam aos estudos das Relações Internacionais a partir da incorporação de questões culturais e identitárias? (10min).

3. Como foi a experiência que você teve de 2009 a 2014 como Coordenadora-Geral de Integração e Assuntos Multilaterais no Ministério da Cultura, atuando junto aos organismos internacionais na área da cultura? Como o tema da Cultura é tratado no âmbito nacional e regional? (16min30s).

4. Apresentação da realização do Ciclo de Debates de 30 anos do Mercosul. Nossa primeira mesa, coordenada pela Profa. Valéria Graziano, com o tema de “Mercosul Cultural: avanços e desafios para a integração cultural regional” a ser realizada no dia 28/05/2021 às 15h, através do Canal do Youtube do Observatório de Regionalismo (evento com certificado). (24min55s).

 

Sobre a Profª Valéria Graziano.

Pesquisadora do Observatório de Regionalismo (ODR-REPRI), é doutoranda em Ciências Sociais pela Universidad de Salamanca (Espanha), na linha de pesquisa em Estudos Latino-Americanos. Mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestra em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UNB). É professora do curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade de Mogi das Cruzes desde 2015. Foi Coordenadora-Geral de Integração e Assuntos Multilaterais da Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, onde atuou entre 2009 e 2014. Atuou, ainda, como consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para o Ministério da Cultura. Foi Assistente de Informação Pública do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil entre 2007 e 2009. É membro da Red Española de Estudios del Desarrollo (REEDES), integrando o Grupo de Pesquisa em Cooperação Sul-Sul. Pesquisadora da Cátedra Unesco sobre Diversidade Cultural, Criatividade e Políticas Culturais da Universidad Nacional de Avellaneda (Argentina). Pesquisadora do grupo de pesquisa Descolonizando as Relações Internacionais (UNILA).

Escrito por

Observatório de Regionalismo

O ODR (Observatório de Regionalismo) realiza entrevistas com autoridades em suas áreas de conhecimento e/ou atuação, lançando mão de diversas mídias à divulgação do material elaborado.