A Comunidade do Caribe (CARICOM) é um bloco de cooperação econômica e política, criada em 04 de julho de 1973 com sede em Georgetown, Jamaica. Seus membros iniciais contam com Jamaica, Trinidad e Tobago, Guiana e Barbados. Mas hoje conta com 20 países, sendo 5 associados e 15 membros. No princípio o nome do bloco era Comunidade e Mercado Comum do Caribe.
A vontade de criar um grupo de cooperação entre países caribenhos é bem anterior à criação oficial do CARICOM. Seus antecessores foram a Federação das Índias Ocidentais de 1958 e a Associação do Livre Comércio do Caribe (CARIFTA) de 1965. Atualmente o bloco é composto por países de predominância territorial e populacional pequenas, sendo sua maioria países ilhas.
A CARICOM tem como objetivos: melhorar os padrões de vida e trabalho; o pleno emprego do trabalho e outros fatores de produção; desenvolvimento econômico acelerado e coordenado desenvolvimento econômico sustentável além de convergência; expansão das relações comerciais e econômicas com Estados terceiros; aprimorar níveis de competitividade internacional; organização para o aumento da produção e produtividade; conquista de uma maior medida de alavancagem econômica; eficácia dos Estados-Membros no trato com os Estados Terceiros, grupos de Estados e entidades de qualquer descrição e a coordenação aprimorada das políticas econômicas externas dos Estados-Membros; e a cooperação funcional aprimorada. Busca em resumo integração econômica, coordenação de política externa, desenvolvimento humano e social, e segurança de seus membros.

Escrito por

Observatório de Regionalismo

O ODR (Observatório de Regionalismo) realiza entrevistas com autoridades em suas áreas de conhecimento e/ou atuação, lançando mão de diversas mídias à divulgação do material elaborado.