Neste episódio do ODR Podcast, conversamos com o Prof. Dr. Guilherme Augusto Guimarães Ferreira, coordenador do Observatório de Regionalismo na gestão 2024-2025, em que ele faz uma análise das dinâmicas políticas e econômicas que moldam o relacionamento entre Brasil e Argentina e do futuro do Mercosul. O episódio completo está disponível no player abaixo e é apresentado por Talita Marchão, pesquisadora do ODR.
Ferreira, que é professor da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), da UNIFESP, e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp/Unicamp/PUC-SP), escreveu um comentário publicado na revista Pensamiento Proprio sobre as dinâmicas da relação Brasil-Argentina, com foco nos desafios e oportunidades para o futuro do Mercosul. Você pode ler o artigo completo no site da revista.
No contexto de crises econômicas e políticas que afetaram ambas as nações nos últimos anos, Ferreira examina como essas tensões repercutiram no Mercosul e quais são as perspectivas para o bloco no futuro próximo. O artigo, que serve de base para esta conversa, é uma leitura relevante para aqueles interessados em compreender o futuro da integração regional e as possíveis soluções para os entraves que hoje dificultam a cooperação regional.
Ferreira também oferece uma avaliação detalhada do impacto das eleições argentinas de 2023 sobre o futuro da integração regional. Além disso, ele discute a importância do fortalecimento das instituições do bloco, a inclusão de novos Estados Partes, como a Bolívia, e o papel crescente de atores externos.