FLACSO Argentina, 16-19 de setembro de 2024

As relações entre a América Latina e a Europa, assim como suas próprias dinâmicas regionais, estão inseridas em um sistema global cada vez mais complexo que passa por mudanças fundamentais. O reordenamento global, o surgimento de novos poderes e as reconfigurações nos cenários econômico e político trazem desafios antigos e novos para o âmbito internacional. O comércio internacional, as cadeias de valor globais, os fluxos financeiros e as lacunas de desenvolvimento estão desafiando as relações globais, regionais e inter-regionais. A degradação ambiental e as mudanças climáticas estão representando ameaças existenciais ao planeta. O compromisso com a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável está diminuindo. A competição entre grandes potências e, em particular, a crescente rivalidade entre os Estados Unidos e a China estão criando novas linhas de fratura na política global.

Em julho de 2023, a Cúpula UE-CELAC promoveu a cooperação bi-regional em áreas como cooperação aprimorada em fóruns multilaterais; paz e segurança globais; comércio e investimento; esforços para combater as mudanças climáticas; justiça e segurança para os cidadãos. Ao mesmo tempo, os laços europeus com a América Latina são indissociáveis e significativamente impactados pela ‘outra’ relação transatlântica, entre a Europa e a América do Norte e os Estados Unidos. Argumentavelmente, essas três regiões formam uma densa rede de relacionamentos e conectividades no entorno do Oceano Atlântico em meio a um reordenamento global que desloca o ‘centro de gravidade’ global em direção ao Oceano Pacífico e ao chamado Indo-Pacífico.

Diante desse contexto, o Departamento de Relações Internacionais da FLACSO Argentina, em associação com a Rede de Políticas Jean Monnet EU-RENEW (https://eu-renew.eu/), sediará uma conferência com o tema Relações Latino-Americanas e Europeias no Reordenamento Global. A conferência visa explorar as complexidades da relação entre a América Latina e a Europa, e examinar como essa relação bi-regional é moldada pelo cenário global em mudança. Acadêmicos interessados de diversas disciplinas são convidados a enviar propostas de artigos para serem apresentados na conferência geral.

DIRETRIZES PARA ENVIO

Por favor, envie sua inscrição preenchendo este formulário até 29 de março de 2024. O resumo deve declarar claramente a questão de pesquisa, metodologia e principais argumentos do artigo proposto. Além disso, inclua uma breve nota biográfica (com no máximo 150 palavras) com sua inscrição. Os resumos podem ser enviados em espanhol, inglês ou português. A conferência será realizada em inglês e espanhol.

Se você tiver alguma dúvida sobre a conferência ou precisar de mais informações, envie-nos um e-mail para eu-renew-conference@flacso.org.ar com cópia para eu-renew@kuleuven.be

DATAS IMPORTANTES

  • Prazo para envio de resumos: 29 de março de 2024
  • Notificação de aceitação: 2 de maio de 2024
  • Prazo para envio de artigos: 5 de setembro de 2024
  • Datas da conferência: 16-20 de setembro de 2024

Escrito por

Observatório de Regionalismo

O ODR (Observatório de Regionalismo) realiza entrevistas com autoridades em suas áreas de conhecimento e/ou atuação, lançando mão de diversas mídias à divulgação do material elaborado.