Hoje, no quarto episódio da 3ª Temporada do Podcast ODR, discutimos sobre as crises políticas no Peru, os casos de violência policial na repressão dos movimentos sociais no país, e o papel do regionalismo para a proteção, desenvolvimento e garantia da justiça social e democracia da região

Entre 2016 e 2023, a República do Peru foi comandada por um total de cinco presidentes. Na mais recente deposição presidencial peruana, o dia 7 de dezembro de 2022 foi marcado pela tentativa, sem sucesso, do presidente Pedro Castillo em dissolver o Congresso, em conformidade com a Constituição peruana, e decretar um Estado de exceção no país. Essas medidas foram decretadas diante da tramitação de seu terceiro processo de impeachment e suas dificuldades legislativas em governar.

Ainda assim, nesse mesmo dia, a casa parlamentar aprovou a destituição desse líder sindical que, apesar de eleito democraticamente, atuou no cargo de presidente por apenas pouco mais de um ano e cinco meses. Em seu lugar, Dina Boluarte, vice-presidente de Castillo, assumiu o posto de presidente do Peru com o objetivo de finalizar o mandato em 2026.

Como resposta popular a essa transição, realizaram-se mobilizações nacionais exigindo novas eleições gerais em 2024 e a renúncia de Dina Boluarte. Porém, o governo as repreendeu violentamente, resultando em mortes, convulsão social e mais protestos.

A instabilidade regional nos países latino e sul-americanos se coloca como uma variável perene, que se sustenta ao longo do tempo. Infelizmente, tal característica afeta não somente os povos da região, como os espaços regionais criados para fortalecer esses países de maneira conjunta. Por sua vez, o Peru tem um papel estratégico na região, não somente por sua economia, entre as principais do continente, como pela sua crescente aproximação com o Pacífico e, mais especificamente, com a China.

Para falar sobre o tema convidamos a Profa. Shyrley Tatiana Peña Aymara, doutoranda em Direitos Humanos e Cidadania na Universidade de Brasilia (UnB) e mestra pelo Programa de Pós-graduação em Integração Contemporânea na América Latina – ICAL da Universidade Federal da Integração Latino-americana – UNILA. Atualmente, é professora na Universidade Peruana de Ciências Aplicadas em Lima, Peru e é pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Descolonização nas Relações Internacionais”.

Em sua carreira, atuou como especialista em Temas Sociais no Ministério da Mulher e Populações Vulneráveis do Peru em 2020, capacitadora em Autogestão e Incidência na Organização de Mulheres Indígenas, Andinas e Amazônicas (ONAMIAP) no Peru, integrante da delegação peruana do Programa Internacional “Ship for World Youth – SWY 32” e Secretaria de Relações Internacionais e Pesquisadora no Instituto Internacional de Derecho y Sociedad (IIDS) em Lima.

Não deixem de conferir essa discussão, disponível também no SpotifyGoogle Podcast, Acast Podcast  e no Youtube!

Para inscrição no nosso canal no Google Podcast, você pode adicionar diretamente nosso link de Feed RSS. ⇒https://feed.podbean.com/observatorioderegionalismo/feed.xml.

Escrito por

Observatório de Regionalismo

O ODR (Observatório de Regionalismo) realiza entrevistas com autoridades em suas áreas de conhecimento e/ou atuação, lançando mão de diversas mídias à divulgação do material elaborado.