Hoje, no terceiro episódio da 3ª Temporada do Podcast ODR, conversamos sobre o cenário atual da saúde global e os novos dilemas em decorrência da pandemia de COVID-19, principalmente dado o renovado potencial de liderança internacional e regional a ser exercido pelo Brasil sob o novo governo.

Para isso, o Observatório de Regionalismo convidou a Profa. Dra. Deisy de F. L. Ventura, doutora em Direito Internacional e Mestre em Direito Comunitário e Europeu pela Universidade de Paris 1, além de professora titular de Ética da Faculdade de Saúde Pública (FSP), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade, e professora no Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (IRI), ambos da Universidade de São Paulo (USP). Dentre tantos outros feitos, a Profa. também presidiu a Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI entre os anos de 2019 e 2021.

Na entrevista, a Profa. Deisy Ventura apresenta um pouco sobre a governança da saúde global e seus principais desafios, com especial destaque ao papel histórico que o Brasil desempenhou nessa pauta. A discussão também abordou os principais desafios e oportunidades na Organização Mundial da Saúde (OMS) que se apresentam com a revisão do Regulamento Sanitário Internacional e a negociação do novo Acordo sobre Pandemias, ambos analisados em maior detalhe no Grupo de trabalho Acordo sobre Pandemias e Reforma do RSI (USP/Fiocruz), co-coordenado pela professora. Ainda conversamos sobre regionalismo e cooperação em saúde na América do Sul em instâncias como o Mercosul e a Unasul sob o terceiro governo de Luis Inácio “Lula” da Silva. 

Não deixem de conferir essa discussão, disponível também no SpotifyGoogle Podcast,  Acast Podcast  e no Youtube!

Para inscrição no nosso canal no Google Podcast, você pode adicionar diretamente nosso link de Feed RSS. ⇒https://feed.podbean.com/observatorioderegionalismo/feed.xml.

Escrito por

Mariana Cabral Campos

Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) na área de Instituições, Processos e Atores, com projeto de pesquisa de mestrado parcialmente financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Estudos Estratégicos (Inest). Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI) e do Observatório de Regionalismo (ODR), além do Grupo de Trabalho Acordo sobre Pandemias e do RSI (Fiocruz/USP). Desenvolve pesquisa no campo da saúde global, governança em saúde global e organizações internacionais. Áreas de interesse: Organizações Internacionais; Governança global; Saúde Global; Regionalismos; e Segurança Internacional.