Hoje, no terceiro episódio da 3ª Temporada do Podcast ODR, conversamos sobre o cenário atual da saúde global e os novos dilemas em decorrência da pandemia de COVID-19, principalmente dado o renovado potencial de liderança internacional e regional a ser exercido pelo Brasil sob o novo governo.
Para isso, o Observatório de Regionalismo convidou a Profa. Dra. Deisy de F. L. Ventura, doutora em Direito Internacional e Mestre em Direito Comunitário e Europeu pela Universidade de Paris 1, além de professora titular de Ética da Faculdade de Saúde Pública (FSP), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade, e professora no Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (IRI), ambos da Universidade de São Paulo (USP). Dentre tantos outros feitos, a Profa. também presidiu a Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI entre os anos de 2019 e 2021.
Na entrevista, a Profa. Deisy Ventura apresenta um pouco sobre a governança da saúde global e seus principais desafios, com especial destaque ao papel histórico que o Brasil desempenhou nessa pauta. A discussão também abordou os principais desafios e oportunidades na Organização Mundial da Saúde (OMS) que se apresentam com a revisão do Regulamento Sanitário Internacional e a negociação do novo Acordo sobre Pandemias, ambos analisados em maior detalhe no Grupo de trabalho Acordo sobre Pandemias e Reforma do RSI (USP/Fiocruz), co-coordenado pela professora. Ainda conversamos sobre regionalismo e cooperação em saúde na América do Sul em instâncias como o Mercosul e a Unasul sob o terceiro governo de Luis Inácio “Lula” da Silva.
Não deixem de conferir essa discussão, disponível também no Spotify, Google Podcast, Acast Podcast e no Youtube!
Para inscrição no nosso canal no Google Podcast, você pode adicionar diretamente nosso link de Feed RSS. ⇒https://feed.podbean.com/observatorioderegionalismo/feed.xml.