A quinta edição dos Cadernos de Regionalismo apresenta o panorama dos processos de integração regional e suas agendas no segundo ano da pandemia de Sars-cov-02 que afetou todo o globo. O ano de 2021 foi marcado pelo agravamento da crise pandêmica e da crise econômica, por sua vez, este contexto foi somado a governos conservadores e iliberais, que endossaram o movimento negacionista e atacaram as instituições democráticas, sejam nacionais, regionais e multilaterais. As dificuldades enfrentadas por tais instituições agravaram as dificuldades inerentes às relações internacionais em sua ordem regional e multilateral.

Não obstante, o regionalismo, ainda que em crise, intenta resistir ao propor soluções aos problemas comuns também advindos deste cenário. As análises de conjuntura deste Dossiê apresentam algumas iniciativas das organizações regionais, bem como examinam os problemas inerentes ao regionalismo, além de perpassar as diferentes regiões do globo. Os artigos discutem desde os eventos que marcaram os processos de integração regional em 2021, como os trinta anos do Mercosul e os novos acordos entre Reino Unido e União Europeia (UE), até a agenda mais ampla e diversificada que envolve o regionalismo contemporâneo destacando a importância da democracia, infraestrutura e meio ambiente.

A produção é fruto da colaboração de diversos pesquisadores membros do Observatório de Regionalismo, dentre organizadores, autores, revisores e editor gráfico, e contou com apoio inestimável do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – UNICAMP – PUC-SP) e da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI).

Para acessar o anuário basta clicar aqui.

Escrito por

Observatório de Regionalismo

O ODR (Observatório de Regionalismo) realiza entrevistas com autoridades em suas áreas de conhecimento e/ou atuação, lançando mão de diversas mídias à divulgação do material elaborado.