Imagem por OPEU

Nesta semana a Professora Coordenadora do Observatório de Regionalismo em conjunto com Angelo Raphael Mattos discutiram a entrada em vigor do tratado que substituiu a Área de Livre Comércio Norte-Americana (NAFTA) no site do Observatório Político dos Estados Unidos (OPEU).

O UMSCA, ou United States-Mexico-Canada Agreement, representou mudanças significativas à relação entre México, Estados-Unidos e Canadá, ao incorporar dispositivos com previsões sobre plataformas digitais de comércio e regras de origem mais aprofundadas. De acordo com Mariano e Mattos, a entrada em vigor do UMSCA pode refletir em um impacto nos preços para o consumidor final, visto que essa maior rigidez quanto às regras de origem visam a fazer frente aos produtos provenientes do continente asiático, em especial da China. O novo acordo estendeu garantias de propriedade intelectual ao setor farmacêutico e de tecnologia agrícola. Além disso, discute-se também a ampliação de direitos autorais, que serão estendidos para 70 anos após o falecimento dos autores, apontando um ganho direto aos EUA, que detém grande parte da produção científica e tecnológica da região.

Por sua vez, muitas das medidas acordadas não apresentam expectativas positivas, gerando um clima de incerteza no bloco, principalmente ao incorporar uma cláusula que flexibiliza a denúncia do tratado acordado. Para saber mais confira o artigo na íntegra no site do OPEU.

Escrito por

Karina Lilia Pasquariello Mariano

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na qual participa do Laboratório de Política e Governo e coordena o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura e Desenvolvimento (GEICD), que integra a Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Integra o Grupo de Reflexión sobre Integración y Desarrollo en América Latina y Europa (GRIDALE). É bolsista Produtividade do CNPq e desde 1992 é pesquisadora da Equipe de Relações Internacionais do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC), a qual coordena desde 2016. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Integração Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercosul, teorias de integração, União Europeia, relações internacionais, sindicatos, parlamentos regionais e democracia.