Imagem por OPEU
Nesta semana a Professora Coordenadora do Observatório de Regionalismo em conjunto com Angelo Raphael Mattos discutiram a entrada em vigor do tratado que substituiu a Área de Livre Comércio Norte-Americana (NAFTA) no site do Observatório Político dos Estados Unidos (OPEU).
O UMSCA, ou United States-Mexico-Canada Agreement, representou mudanças significativas à relação entre México, Estados-Unidos e Canadá, ao incorporar dispositivos com previsões sobre plataformas digitais de comércio e regras de origem mais aprofundadas. De acordo com Mariano e Mattos, a entrada em vigor do UMSCA pode refletir em um impacto nos preços para o consumidor final, visto que essa maior rigidez quanto às regras de origem visam a fazer frente aos produtos provenientes do continente asiático, em especial da China. O novo acordo estendeu garantias de propriedade intelectual ao setor farmacêutico e de tecnologia agrícola. Além disso, discute-se também a ampliação de direitos autorais, que serão estendidos para 70 anos após o falecimento dos autores, apontando um ganho direto aos EUA, que detém grande parte da produção científica e tecnológica da região.
Por sua vez, muitas das medidas acordadas não apresentam expectativas positivas, gerando um clima de incerteza no bloco, principalmente ao incorporar uma cláusula que flexibiliza a denúncia do tratado acordado. Para saber mais confira o artigo na íntegra no site do OPEU.