
Os dossiês organizados pelo Observatório de Regionalismo são uma proposta de publicação científica e periódica que tem como objetivo analisar e difundir temas atuais e relevantes em regionalismo e política externa. O processo de publicação é de responsabilidade da comissão editorial do Observatório de Regionalismo, grupo de estudo e pesquisa vinculado à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI), coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme Augusto Guimarães Ferreira (2024-2025) e iniciado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). O processo editorial segue rigorosas etapas, que perfazem o lançamento da chamada pública, a submissão de propostas, as revisões por pares e a diagramação final, e que são acompanhadas por uma comissão científica de pesquisadores e especialistas vinculados a diferentes Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, como UFU, UNIFESP, UNESP, UNB, UFGD, IPEA.
A presente chamada de trabalhos é destinada a pesquisadores/as, professores/as, especialistas no tema e demais interessados/as em compor o Dossiê temático intitulado “Regionalismo, Política Externa Brasileira e Atores Domésticos”. O objetivo central da chamada é reunir contribuições que analisem as novas dinâmicas regionais e inter-regionais no contexto da política externa brasileira, considerando especialmente a atuação de atores domésticos e os impactos (locais e setoriais) dessas transformações e suas implicações tanto para a inserção internacional do Brasil quanto para a dinâmica do regionalismo contemporâneo, em duas principais linhas:
Transformações na Política Externa Brasileira e os Desafios da Inserção Regional: Investiga como o Brasil tem reposicionado sua política externa diante das mudanças na ordem internacional, com ênfase na adaptação às novas dinâmicas regionais e inter-regionais. São temas de interesse: os mecanismos de cooperação regional, as prioridades do governo Lula III na inserção sul-americana, a atuação do Brasil em organismos regionais (como MERCOSUL, UNASUL, CELAC), bem como a reconfiguração de alianças e parcerias e estratégicas regionais.
Regionalismo Contemporâneo e Governança Multinível: Interações, Demandas e Influências locais: Analisa a atuação e os impactos de atores domésticos (governos subnacionais, setor empresarial, movimentos sociais, think tanks, entre outros) na formulação e implementação da política externa brasileira. Busca compreender como esses atores reagem, se adaptam ou influenciam as estratégias internacionais do Brasil, especialmente diante de temas como comércio, meio ambiente, infraestrutura, direitos humanos e cooperação regional.
Prazo e diretrizes para os/as autores/as
Pesquisadores/as, professores/as, especialistas no tema e demais interessados/as, com pós-graduação em curso ou finalizada, deverão manifestar interesse em contribuir com o dossiê até 18 de julho de 2025, através do e-mail observatorioderegionalismo@gmail.com, enviando uma breve biografia do(s) autor(es) e o artigo completo.
Para facilitar a triagem e organização das submissões, solicitamos que o assunto do e-mail siga o seguinte padrão: SUBMISSÃO DOSSIÊ ODR 2025 – Nome Completo do Primeiro Autor. A coordenação do ODR se reserva ao direito de aceitar ou recusar as propostas enviadas.
A aprovação das propostas será divulgada por e-mail até o dia 1° de setembro de 2025. Os textos revisados devem ser enviados até 6 de outubro de 2025, em formato .doc ou .docx para o e-mail acima.
As diretrizes de publicação podem ser conferidas aqui.
Organizadores
A edição de 2025 do Cadernos de Regionalismo – ODR está sendo organizada em parceria com o Projeto CNPq/MCTI nº 420112/2023-5 – “Regionalismo, Política Externa Brasileira e Atores Domésticos: os impactos locais e setoriais das novas dinâmicas das relações regionais e inter-regionais”, contemplado na Chamada CNPq/MCTI No 10/2023 – Faixa A – Grupos Emergentes e coordenado pela Profa. Dra. Regiane Nitsch Bressan.