No episódio de hoje continuamos a discutir pautas relacionadas à luta dos povos indígenas no Brasil, dessa vez prestando especial atenção aos desafios relacionados a projetos de infraestrutura para integração regional e ao papel de mobilizações não estatais para a sustentabilidade e para a política externa nacional.
Para isso, o Observatório de Regionalismo convidou Eliane Xunakalo, bacharela em Direito e pós-graduada em Direito Administrativo e Administração Pública para conversar sobre o tema. A Eliane é da etnia Kurâ Bakairi, da Terra Indígena Santana, localizada no município de Nobres – MT. Além disso, preside a Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, a FEPOIMT.
Além de refletir sobre o impacto de projetos de infraestrutura econômica que permeiam o território nacional com a premissa de promover a integração sul-americana, nossa convidada nos aponta qual é a posição da luta indígena nesses contextos e suas contribuições para as iniciativas de preservação do meio ambiente em nível nacional, regional e global.
Não deixem de conferir essa discussão, disponível também no Spotify, Google Podcast, Acast Podcast e no Youtube!
Para inscrição no nosso canal no Google Podcast, você pode adicionar diretamente nosso link de Feed RSS. ⇒https://feed.podbean.com/observatorioderegionalismo/feed.xml.
_____________________________________
Sobre a convidada:
Eliane Xunakalo
Bacharel em Direito, com Pós Graduação em Direito Administrativo e Administração Pública. Indígena da etnia Kurâ Bakairi, da Terra Indígena Santana, Localizada no município de Nobres – MT. Presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, a FEPOIMT.
Temas:
02:09 – A participação indígena nos processos de integração da infraestrutura na região, mecanismos de diálogo e consulta.
08:40 – O papel das organizações regionais para reduzir os impactos socioambientais dos projetos regionais nos territórios indígenas.
11:09 – Principais contribuições da participação indígena para uma política externa brasileira mais inclusiva e sustentável.
12:52 – Atuação em rede dos povos indígenas sul-americanos frente à problemas e ameaças socioambientais comuns.
14:32 – Como tornar o MT uma potência socioambiental internacional.
20:52 – A aliança entre o Desenvolvimento e a Proteção Ambiental. Como melhorar o diálogo entre o movimento indígena e o Estado.
26:06 – Convite ao 1º Acampamento Terra Livre de Mato Grosso.
A Eliane Xunaxalo também convidou a todos os nossos ouvintes à conhecer/participar do 1º Acampamento Terra Livre de Mato Grosso, que ocorrerá entre os dias 10 a 13 de Abril, em Cuiabá (MT). O encontro reunirá representantes dos 43 povos do território mato-grossense, ocupando o espaço do monumento Ulysses Guimarães, situado na avenida Rubens de Mendonça, no entorno da sede dos poderes estaduais, o Centro Político Administrativo.