Dando continuidade ao primeiro episódio da 3ª temporada do Podcast do ODR, dentro do tema da tragédia humanitária na Terra Indígena Yanomami, na parte 2 de hoje refletimos, junto do Professor Dr. Rodrigo Pereira Chagas da Universidade Federal de Roraima, sobre o papel do garimpo na construção do Estado Brasileiro e os desafios do tema na atualidade.

Não deixem de conferir essa discussão, disponível também no Spotify, Google PodcastAcast Podcast  e no Youtube!

Para inscrição no nosso canal no Google Podcast, você pode adicionar diretamente nosso link de Feed RSS. ⇒https://feed.podbean.com/observatorioderegionalismo/feed.xml.

_____________________________________

 

Sobre o convidado:

Rodrigo Pereira Chagas

Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) e Doutor em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia da Universidade de Campinas (2018). É professor e coordenador (2020-atual) do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Roraima. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Fronteiras. Tem experiência na área de Sociologia do Desenvolvimento. Atualmente pesquisa o mercado ilegal em Roraima, com ênfase no complexo do narcotráfico e a tríplice fronteira (Brasil/Venezuela/Guiana).

Perguntas:

  1. Apesar da situação alarmante da questão Yanomami no Brasil nos últimos anos, somente no início de 2023, com a mudança do governo federal, maiores esforços foram empregados para combater as mazelas sofridas por esse povo. Como o senhor avalia a condução dessa profunda crise sanitária e humanitária pela gestão atual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e quais diferenças que já podemos traçar em relação à condução federal atual e a do ex-presidente Jair Bolsonaro? (minuto )
  2. A Amazônia Internacional incorpora também a Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e a Guiana Francesa. Poderíamos pensar, talvez, que a necessidade de um novo projeto político e econômico para a região amazônica deva incorporar as relações regionais com os países da região? (minuto)

Escrito por

Observatório de Regionalismo

O ODR (Observatório de Regionalismo) realiza entrevistas com autoridades em suas áreas de conhecimento e/ou atuação, lançando mão de diversas mídias à divulgação do material elaborado.