Estamos retornando com a 3ª temporada do Podcast do Observatório de Regionalismo!

Para dar início ao primeiro episódio dessa temporada de 2023, nada mais importante que refletir sobre as Terras Indígenas Yanomami e todo o cenário de crise humanitária e sanitária que esse povo indígena (que ocupa parte do território de Roraima, Amazonas e da Venezuela) está enfrentando. Os casos de desmatamento, desnutrição, violência sexual, entre outros, que o território Yanomami está sendo acometido, apesar de refletirem o crescimento do garimpo na região, não é uma variável nova nesses espaços, tendo no próprio Estado, seu principal mantenedor.

Para falar dessa temas tão importante ODR Podcast convida o Professor Dr. Rodrigo Pereira Chagas da Universidade Federal de Roraima, pesquisador nos temas do mercado ilegal em Roraima, com ênfase no complexo do narcotráfico e a tríplice fronteira (Brasil/Venezuela/Guiana). Pela abrangência do tema e incrível discussão que o Prof. Rodrigo trouxe ao ODR, esse primeiro episódio será dividido em 2 partes! Na primeira parte deste episódio o Prof. Rodrigo nos conta sobre o garimpo e o narcogarimpo nas Terras Indígenas Yanomami, que afeta não somente o Brasil como outros países amazônicos, como a Venezuela.

Não deixem de conferir essa discussão, disponível também no Spotify, Google PodcastAcast Podcast  e no Youtube!

Para inscrição no nosso canal no Google Podcast, você pode adicionar diretamente nosso link de Feed RSS. ⇒https://feed.podbean.com/observatorioderegionalismo/feed.xml.

_____________________________________

Sobre o convidado:

Rodrigo Pereira Chagas

Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) e Doutor em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia da Universidade de Campinas (2018). É professor e coordenador (2020-atual) do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Roraima. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Fronteiras. Tem experiência na área de Sociologia do Desenvolvimento. Atualmente pesquisa o mercado ilegal em Roraima, com ênfase no complexo do narcotráfico e a tríplice fronteira (Brasil/Venezuela/Guiana).

Escrito por

Observatório de Regionalismo

O ODR (Observatório de Regionalismo) realiza entrevistas com autoridades em suas áreas de conhecimento e/ou atuação, lançando mão de diversas mídias à divulgação do material elaborado.