Considerando um ano ímpar na história das relações internacionais atuais, 2020 foi palco de um dos eventos mais singulares do presente século. A pandemia ocasionada por um novo coronavírus (SARS-CoV-2), conhecido também como COVID-19, afetou diferentes esferas da sociedade, impactando intensamente as relações entre países. Em 30 de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou emergência mundial, clamando esforços e atenção de governos, Estados, lideranças mundiais, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, para a agenda saúde global.

Nenhum país estaria preparado para enfrentar a pandemia da COVID-19 e seus desdobramentos nas esferas econômica, social e política. O novo contexto impõe desafios e exige respostas rápidas para mais uma situação de interdependência conformada. A pandemia implicou no emprego de múltiplos esforços em conjunto, por Estados, governos e instituições, para enfrentarem os efeitos negativos da COVID-19, os
quais vigorosamente se alastraram pelo mundo. Em diferentes medidas, as instituições regionais também se viram obrigadas a agir pelas sociedades de seus Estados-membros.

O Dossiê do Observatório de Regionalismo dedicou seus estudos nessa edição, para identificar e analisar como diferentes organizações regionais se empenharam para enfrentamento dos efeitos adversos da COVID-19. Pesquisadores e pós-graduandos se dedicaram ao mapeamento e entendimento das políticas adotadas por diferentes instituições regionais, revelando como os processos de integração podem protagonizar ações efetivas diante problemas comuns entre os Estados.

A produção é fruto da colaboração de diversos pesquisadores membros do Observatório de Regionalismo, dentre organizadores, autores, revisores e editor gráfico, e contou com apoio inestimável do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – UNICAMP – PUC-SP) e da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI).

Para acessar a versão em português, basta clicar aqui. O Dossiê também está disponível na versão em inglês aqui.

Escrito por

Observatório de Regionalismo

O ODR (Observatório de Regionalismo) realiza entrevistas com autoridades em suas áreas de conhecimento e/ou atuação, lançando mão de diversas mídias à divulgação do material elaborado.