Nesta semana, o Observatório de Regionalismo entrevista o Professor Doutor Camilo López Burian, da Universidad de la República (Uruguai).
Dentre os temas relativos à conjuntura do regionalismo latino-americano, o professor comentou as propostas de política regional dos candidatos à presidência do Uruguai, cuja eleição presidencial ocorre no próximo domingo (24/11).
De acordo com o Professor entrevistado, “se vocês quiserem saber como é o pensamento da centro-direita uruguaia frente à integração e frente à política da região repassem o discurso do Serra na sua ascensão ao Itamaraty”. O professor também tratou da posição uruguaia acerca da crise da Venezuela e da invocação do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR). Ademais, Camilo López analisou a atuação do Uruguai nas negociações e na assinatura do Acordo de Livre-Comércio Mercosul-União Europeia, destacando sua percepção de que: “o Uruguai jogou como uma espécie de catalisador do processo”, apontando que “o papel do Uruguai foi mais ativo do que parece”.
Não deixem de conferir essa excelente entrevista!
Entrevista por Gabriela D. Ferreira da Costa e Vitória Totti Salgado.

 

Escrito por

Gabriela D. Ferreira da Costa

Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi bolsista de Iniciação Científica dos programas "Jovens Talentos para a Ciência" (CAPES), PIBIC (CNPq) e BIC (UFRGS). Tem experiência na área de Relações Internacionais, com interesse específico em Economia Política Internacional, Política Externa Brasileira e Regionalismos. Pesquisadora do Observatório de Regionalismo (ODR)