Entre os dias 25 a 27 de setembro, realizou-se em São Paulo, na Faculdade de Direito da USP, a IX edição das Jornadas Europeias, com o tema “Regionalism under stress – toward fragmentation and disintegration?” (“Regionalismo sob estresse – em direção à fragmentação e desintegração?”). O evento, organizado pela Professora Brigitte Weiffen, Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus (FFLCH-USP), e pelo German Institute of Global and Area Studies (GIGA), com o apoio do DAAD e da Faculdade de Direito da USP, buscou discutir diferentes desafios e oportunidades para o regionalismo no contexto atual.

Diante de problemas atuais, como a retirada do Reino Unido da União Europeia – Brexit – e as crises enfrentadas pelo processo europeu, a 9a edição das Jornadas Europeias propiciou também espaço para o debate do regionalismo comparado, considerando as causalidades e conjunturas comuns aos processos regionais ao redor do mundo, ocasionando importantes reflexões sobre as peculiaridades em cada processo e as ferramentas teóricas para analisar cada caso. Assim, couberam debates sobre o futuro do Mercosul, o papel regional da Aliança do Pacífico, e o desenvolvimento da integração e cooperação na África e na Ásia.

Já na abertura do evento, destacaram-se os principais desafios apresentados pela contemporaneidade à continuidade dos processos regionais, como a ascensão de Donald Trump nos EUA e a ameaça e retirada de blocos como o TPP e o Nafta; o mencionado Brexit e o crescimento de minorias nacionalistas, com destaque para o recente caso da AfD nas eleições parlamentares alemãs; que indicam que a democracia e o Estado de Direito não são conquistas permanentes, no entanto, são eventos que nos levam à momentos de reflexão, crítica e mobilização quanto aos estudos sobre regionalismos.

Desta forma, o evento Jornadas Europeias propiciou um espaço aberto para debater se o regionalismo está passando por um momento de estresse em direção à fragmentação, com destaque para as exposições dos vários convidados professores, especialistas e pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, que participaram do evento. Como ponto comum, portanto, os painéis abordaram os problemas impostos à lógica regional ao redor do mundo, debatendo também possibilidades e expectativas, tanto dentro quanto fora do modelo europeu de integração.

A equipe de pesquisadores do Observatório de Regionalismo esteve presente durante todo o evento, acompanhando as exposições dos renomados especialistas e pesquisadores presentes nos painéis, e ativamente expondo pesquisas colaborativas no workshop “O Futuro do Regionalismo na América do Sul”, coordenado pelas professoras e pesquisadoras da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI), Karina Mariano (Unesp) e Regiane Brassan (Unifesp). Ainda, durante as Jornadas, foi possível a realização de interessantes e importantes entrevistas com alguns dos pesquisadores presentes, que serão oportunamente compartilhadas em nossa página.

A programação do evento pode ser conferida em: https://www.daad.org.br/files/2017/09/Jornadas-Europeias-2017-main-program.pdf ; e os workshops em: https://www.daad.org.br/files/2017/09/Jornadas-Europeias-2017-workshops.pdf. Todas as sessões (plenary lectures) estão disponíveis aos interessados no Youtube:

Dia 25: https://www.youtube.com/watch?v=FKGhfKY3528

Dia 26: https://www.youtube.com/watch?v=g-JVFpOaPMo

Dia 27: https://www.youtube.com/watch?v=lZpxXDruqEQ&t=2881s

O Observatório parabeniza a organização do evento através da professora Brigitte Weiffen e agradece a todos os colaboradores pela excelente oportunidade acadêmica.

WhatsApp Image 2017-10-02 at 2.16.54 PM

1o dia do Workshop: Professoras Karina Mariano e Regiane Bressan (coordenadoras), com os debatedores, professores Nicolás Comini (USAL) e Detlef Nolte (GIGA), participantes professoras Brigitte Weiffen (Cátedra Martius –USP), Andréa Hoffman (PUC Rio) e pesquisadores do ODR.

WhatsApp Image 2017-10-02 at 2.16.54 PM (1)
Professor Andrés Malamud (ULisboa) em sua participação no workshop coordenado pela REPRI

WhatsApp Image 2017-10-02 at 2.16.54 PM (2)
2o dia do Workshop: Professoras Karina Mariano e Regiane Bressan (coordenadoras), com os debatedores, professores Lorena Oyarzún (UChile) e Andrés Malamud (ULisboa). Também estiveram presentes o professor Nicolás Comini (USAL), pesquisadores do ODR, e participantes inscritos nas Jornadas.

WhatsApp Image 2017-10-02 at 2.16.53 PM (1)Apresentação de um dos trabalhos realizados por pesquisadores do ODR durante as jornadas.

Escrito por

Observatório de Regionalismo

O ODR (Observatório de Regionalismo) realiza entrevistas com autoridades em suas áreas de conhecimento e/ou atuação, lançando mão de diversas mídias à divulgação do material elaborado.