Por ocasião das atuais eleições presidenciais no Brasil, o Observatório de Regionalismo apresenta em sua edição especial o Dossiê Política Externa e Regionalismo: os programas dos presidenciáveis nas eleições 2018, uma publicação exclusiva que tem o objetivo de analisar o modo como a política externa e o regionalismo estão inseridos nos programas das principais candidaturas.
Por meio dessa iniciativa coletiva, o Observatório de Regionalismo acredita instigar a reflexão sobre temas de política externa e regionalismo e, assim, contribuir para o debate de ideias ainda mais necessário em períodos eleitorais. O dossiê resulta, portanto, na geração de um conteúdo informativo de interesse a docentes, discentes, e profissionais de relações internacionais, bem como os que buscam se informar sobre o tópico em geral.
A produção é fruto da colaboração de diversos pesquisadores membros do Observatório de Regionalismo, dentre organizadores, autores, revisores e editor gráfico, e contou com apoio inestimável do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – UNICAMP – PUC-SP) e da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI).
O volume completo está disponível para acesso e download aqui.
Coordenação Científica: Karina Lilia Pasquariello Mariano
Coordenação: Julia Borba de Souza Gonçalves e Lucas Eduardo Silveira de Souza
Revisão: Angelo Lira e Clarissa Ribeiro
Diagramação e Projeto gráfico: Angelo Lira
ISSN 2675-6390
Sumário:
Introdução – Política Externa e Regionalismo: os programas dos presidenciáveis nas eleições 2018 – Observatório de Regionalismo – p.5-6
Ciro Gomes – Flavia Loss de Araújo e João Victor da Motta Batista – p. 7-12
Fernando Haddad – Emerson Maciel Junqueira e Guilherme Augusto Guimarães Ferreira – p.13-18
Geraldo Alckmin – Bárbara Carvalho Neves e Julia de Souza Borba Gonçalves – p.19-24
Jair Bolsonaro – Lucas Eduardo Silveira de Souza e Maria Luísa Telarolli – p.25-31
Marina Silva – André Leite Araujo e Beatriz Walid de Magalhães Naddi – p.32-36
Quadro-síntese – Observatório de Regionalismo – p.37