A Unasul (União das Nações Sul-Americanas) é um bloco intergovernamental de integração regional fundado oficialmente 23 de maio de 2008, e composto pelos doze países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela). Enquanto espaço de concertação política, o objetivo do bloco era a construção de uma “identidade e cidadania sul-americana”[1], aprofundando a integração política, econômica, social e de infraestrutura. Diferente da proposta do Mercosul, a integração econômica e comercial é apenas uma das bases de atuação dessa instituição, que possui um caráter fortemente político.

A Unasul tem origem a partir das Cúpulas Sul-Americanas, que ocorreram em 2000 (Brasília), 2002 (Guaiaquil) e 2004 (Quito), reunindo os doze presidentes da região. Essas reuniões inovaram ao estabelecer um espaço de diálogo entre os mandatários sul-americanos, em que se afirmou a necessidade de maior cooperação entre os Estados na região. A III Cúpula Sul-Americana em 2004 levou à Declaração de Cusco, criando a CASA, a Comunidade Sul-Americana de Nações, que vai ser a base para a formação da Unasul.

Estruturalmente, a instituição é formada pela Secretaria Geral, pelos Conselhos de Chefes de Estado e de Governo, de Delegados e de Ministro das Relações Exteriores, além de doze Conselhos setoriais, que atuam em áreas especifica, sendo eles os Conselhos de Defesa, de Energia, de Saúde, de Infraestrutura, de Economia e Finanças, de Eleições, do Problema Mundial das Drogas, de Educação, de Desenvolvimento Social, de Cultura, de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Segurança Cidadã, Justiça e Coordenação de Ações contra a Delinquência Organizada Transacional.

 

Referências

UNIÃO DAS NAÇÕES SUL-AMERICANAS http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/integracao-regional/688-uniao-de-nacoes-sul-almericanas

SITE OFICIAL http://www.unasursg.org/es

[1] TRATADO CONSTITUTIVO DE LA UNIÓN DE NACIONES SURAMERICANAS. 2008. Disponível em: http://www.comunidadandina.org/unasur/tratado_constitutivo.htm

Escrito por

Alyne Viana

Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp - Unicamp - Puc-SP). Pesquisadora do Observatório de Regionalismo e integrante da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Temas de interesse: integração regional, política externa brasileira, política externa norte-americana, grupos de interesse.