Chamada de artigos

CHAMADA DE TRABALHOS E DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO DE DOSSIÊ
TÍTULO – “REGIONALISMO E PANDEMIA: A ATUAÇÃO DOS BLOCOS REGIONAIS EM MEIO À COVID-19”

Proposta
Os dossiês organizados pelo Observatório de Regionalismo são uma proposta de publicação científica e periódica que têm como objetivo analisar e difundir temas atuais e relevantes em regionalismo e política externa. O processo de publicação é de responsabilidade da comissão editorial do Observatório de Regionalismo, grupo de estudo e pesquisa vinculado à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI), coordenado pela Profa. Dra. Karina Lilia Pasquariello Mariano (Unesp) e iniciado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). O processo editorial segue rigorosas etapas, que perfazem o lançamento da chamada pública, a submissão de propostas, as revisões por pares e a diagramação final, e que são acompanhadas por uma comissão científica de pesquisadores e especialistas vinculados a diferentes Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, como UFU, UNIFESP, UNESP, UNB, UFGD, IPEA. Considerando os pontos citados e a publicação já realizada há dois anos do Dossiê “Política Externa e Regionalismo nas Eleições 2018”, a presente chamada de trabalhos é destinada a pesquisadores/as, professores/as, especialistas no tema e demais interessados/as em compor o segundo Dossiê intitulado “Regionalismo e Pandemia: a atuação dos blocos regionais em meio à COVID-19”. O objetivo central dos trabalhos é problematizar o regionalismo e as políticas adotadas pelos organismos regionais das mais diferentes áreas geográficas ao longo do ano de 2020 marcado sobremaneira pela pandemia do novo coronavírus. Como é sabido, cada bloco regional possui sua dinâmica temática, organizacional e operacional. Logo, havendo caracterizações específicas de blocos regionais como Mercosul, União Europeia, Aliança do Pacífico, União Africana, Associação das Nações do Sudeste Asiático, dentre outros, ao final o dossiê compilará e comparará os casos com o intuito de verificar particularidades, divergências e similaridades dos regionalismos face ao problema de saúde pública global.
A Integração Regional inseriu-se como um dos principais campos de estudos internacionais justamente por apresentar uma nova roupagem que uniu – e de certa maneira unificou – diferentes demandas, instituições e interesses políticos respaldados nos Estados nacionais. Entretanto e sobretudo no século XXI, esse processo começou a apresentar novas propostas e novos temas que antes não estavam inseridos nos debates centrais. Assim, diferentes atores como elites, poderes legislativos, atores subnacionais, sindicatos, associações não governamentais e movimentos sociais começaram a participar mais ativamente no interior dos blocos levando consigo mesmos novas demandas relacionadas não somente ao âmbito político e econômico, mas também às esferas culturais, sociais, ambientais, etc. Concomitantemente a essas modificações, o Regionalismo ganhou destaque tanto por referenciar um novo padrão da política internacional quanto por conceitualizar e caracterizar os novos modelos através dos quais diferentes países e atores procuram estimular suas ações nos seus entornos regionais. Ponderando essas incipientes demandas e a conjuntura de 2020, essa é a proposta do dossiê: estimular o debate, a compreensão e a importância do regionalismo no enfrentamento da COVID-19.

Prazo e diretrizes para os/as autores/as
Pesquisadores/as, professores/as, especialistas no tema e demais interessados/as, com pós-graduação em curso ou finalizada, em escrever para o dossiê, ou seja, que não tenham vínculo direto com o ODR, deverão manifestar interesse até dia 31 de agosto de 2020 através do e-mail ‘observatorioderegionalismo@gmail.com’. A coordenação do ODR reserva-se ao direito de aceitar ou reprovar a proposta enviada. Os textos serão recebidos até dia 30 de setembro de 2020 e deverão ser enviados para o e-mail ‘observatorioderegionalismo@gmail.com’ em formato .doc ou .docx. Ainda assim,
deverão ser enviadas cópias dos artigos para os editores listados abaixo:
Cairo Junqueira – cairojunqueira@gmail.com
Clarissa Ribeiro – clarissacnribeiro@gmail.com
Lucas Eduardo Souza – ledusouza92@gmail.com
Marta Cerqueira – marta018@hotmail.com

As diretrizes de publicação podem ser acessadas aqui.