Em seu oitavo ano, os Cadernos de Regionalismo ODR apresentam o dossiê “Regionalismo e a Agenda 2030”, apoiado pelo Programa Jean Monnet – Erasmus, da União Europeia (Processo 101085398), e pelo Projeto CNPq (Processos 404006/2021-3 e 312103/2021-2), ambos coordenado pela Profª Drª Karina L. P. Mariano.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 como a agenda prioritária dos governos, englobam em suas metas o enfrentamento dos principais desafios da humanidade. Embora contemplem problemas nacionais estruturais como o banimento da fome e da extrema pobreza, também estão voltados para questões transnacionais que não respeitam fronteiras e que afetam a sociedade global. Por isso mesmo, ainda que os compromissos sejam estatais, a cooperação regional mostra-se um instrumento importante para o cumprimento da chamada Agenda 2030.
Em 2024, pesquisadores do Observatório de Regionalismo (ODR) voltaram-se para discutir qual a contribuição dos blocos regionais nesse sentido, olhando especificamente os processos desenvolvidos nas Américas e na Europa. Parte desses trabalhos são agora apresentados neste dossiê, que contou também com a colaboração de pesquisadores de outras instituições.
Os textos completos podem ser encontrados aqui. Aproveitem a leitura!