A Fundação Friedrich Ebert no Uruguai (FES Uruguai), em parceria com o Programa de Estudos Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais (PEI-FCS) da Universidade da República (Udelar) e o Observatório de Regionalismo (ODR) do Brasil, lança uma nova publicação que visa fornecer uma análise detalhada da situação atual e dos cenários futuros do Mercosul. A publicação aborda quatro tópicos chave: diálogo político e social, relacionamento externo, clima e desenvolvimento sustentável, e integração física. Após uma exposição e análise da conjuntura atual, a publicação oferece conclusões e recomendações políticas para orientar futuras ações e políticas de desenvolvimento regional.

Este trabalho é essencial para compreender os desafios e oportunidades que o Mercosul enfrenta e para promover um desenvolvimento com justiça social e ambiental na região. Convidamos todos os interessados a ler a publicação, disponível em https://uruguay.fes.de/publicaciones.html, e a se engajar nas discussões que moldarão o futuro do bloco sul-americano.

A publicação é resultado de uma mesa redonda organizada pela FES Uruguai, em parceria com o PEI-FCS da Udelar e o ODR do Brasil, que reuniu diversos especialistas e atores sociais para debater os cenários futuros do Mercosul. A análise focou na agenda e nos resultados da 63.ª Cúpula de Chefes de Estados do Mercosul e Estados Associados, realizada em dezembro de 2023, no Rio de Janeiro, Brasil.

A gravação completa da mesa redonda está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=10ozhtJoQD0.

Escrito por

Guilherme Ferreira

Professor do Departamento de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus de Osasco. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP). Doutor e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP, campus de Franca, tendo realizado intercâmbio acadêmico de graduação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É coordenador do Observatório de Regionalismo (ODR), Coordenador do Eixo Temático 6 - Estado e atores institucionais da integração regional do Fórum Universitário do Mercosul (FoMerco) e pesquisador do Grupo de Reflexión sobre Integración y Desarrollo en América Latina y Europa (GRIDALE).