Vol. 6, 2022 – Política Externa e Regionalismo: os programas dos presidenciáveis nas eleições de 2022

Por ocasião das atuais eleições presidenciais no Brasil, o Observatório de Regionalismo apresenta em sua edição especial o Dossiê Política Externa e Regionalismo: os programas dos presidenciáveis nas eleições de 2022, uma publicação exclusiva que tem o objetivo de analisar o modo como a política externa e o regionalismo estão inseridos nos programas das principais candidaturas.
Por meio dessa iniciativa coletiva, o Observatório de Regionalismo acredita instigar a reflexão sobre temas de política externa e regionalismo e, assim, contribuir para o debate de ideias ainda mais necessário em períodos eleitorais. O dossiê resulta, portanto, na geração de um conteúdo informativo de interesse a docentes, discentes, e profissionais de relações internacionais, bem como os que buscam se informar sobre o tópico em geral.
A produção é fruto da colaboração de diversos pesquisadores membros do Observatório de Regionalismo, dentre organizadores, autores, revisores e editor gráfico, e contou com apoio inestimável do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – UNICAMP – PUC-SP) e da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI).

O volume completo está disponível para acesso e download aqui.

Coordenação Científica: Karina Lilia Pasquariello Mariano, Cairo Gabriel Borges Junqueira, Bárbara Carvalho Neves, Heithor Erthal, Luan Olliveira Pessoa.

Coordenação: Cairo Gabriel Borges Junqueira e Regiane Nitsch Bressan .

Revisão: Bárbara Carvalho Neves, Davi Antonino Guimarães, Flávia Loss de Araújo, Heitor Erthal, João Victor Motta, Luan Olliveira Pessoa, Maurício Luiz Borges Ramos Dias, Paulo Cesar dos Santos Martins, Thiago Vicinio Fernandes

Diagramação e Projeto gráfico: Bárbara Carvalho Neves, Heithor Erthal, Luan Olliveira Pessoa.

ISSN 2675-6390

 

Sumário:

Introdução – Política Externa e Regionalismo: os programas dos presidenciáveis nas eleições 2022 – Cairo Junqueira, p.5-9.

Luis Inácio Lula da Silva – Davi Antonino Guimarães e Maurício Luiz Borges Ramos Dias, p. 10-19.

Jair Bolsonaro – Heitor Erthal e Luan Olliveira Pessoa, p. 20-28.

Ciro Gomes – Flavia Loss de Araújo e João Victor da Motta Batista – p. 29-35.

Simone Tebet – Paulo Cesar dos Santos Martins, p.36-43

Outros Candidatos – Bárbara Carvalho Neves e Thiago Fernandes Vicino – p.44-52

Quadro-síntese – Observatório de Regionalismo – p.53