Pesquisadores

Alyne Viana Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp - Unicamp - Puc-SP). Pesquisadora do Observatório de Regionalismo e integrante da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Temas de interesse: integração regional, política externa brasileira, política externa norte-americana, grupos de interesse.

Ana Elisa Thomazella Gazzola Mestra do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) com foco em processos de Integração Regional na América do Sul. Pesquisadora do Observatório de Regionalismo e da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2013). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009).

André Leite Araujo É mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação "San Tiago Dantas" (UNESP/UNICAMP/PUC-SP), bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP e bacharelando em História pela USP. É pesquisador do Observatório de Regionalismo, da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo, do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Cultura e Desenvolvimento e do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea. Seus estudos enfatizam a Política Externa Brasileira e o regionalismo da América Latina nos séculos XX e XXI, com pesquisa atual sobre Congresso Nacional e política externa em relação ao Mercosul.

Angelo Lira Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp - Unicamp - Puc-SP). Além de sua participação no Observatório de Regionalismo, é também membro pesquisador do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI) e do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Cultura e Desenvolvimento (GEICD). Temas de maior interesse: globalização, democracia e integração regional.

Bárbara Neves Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais - San Tiago Dantas. Graduada em Relações Internacionais na Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, Campus de Franca. Realizou intercambio acadêmico do Instituto Politécnico Nacional, México (2015). Possui graduação no Colégio Técnico Industrial - UNESP Bauru (2012) tanto em seu ensino médio como no curso técnico de informática, possuindo experiência em áreas de Ciências da Computação. Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI) e do Grupo Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Desenvolveu Iniciação Científica com bolsa (CNPq) na área de Integração Regional, sobre a atuação brasileira nos projetos de cooperação da América do Sul, com foco na área de Integração em Infraestrutura.

Cairo Junqueira Professor Assistente no curso de Relações Internacionais da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca (UNESP/FCHS). Mestre em Relações Internacionais, com ênfase em Política Internacional e Comparada, pela Universidade de Brasília - Instituto de Relações Internacionais (UnB/IREL). Doutorando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Dedica-se às áreas de Política Internacional, Integração Regional e Paradiplomacia. Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Supervisor do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais e do Núcleo de Estudos e Consultoria em Comércio Exterior (NEPRI/NECCEX) da UNAERP.

Clarissa Correa Neto Ribeiro Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas - Unesp, Unicamp, PUC SP. Bolsista CAPES, realizou pelo Programa de Escala de Pos Grado da AUGM mobilidade acadêmica de mestrado junto a Universidad de la Republica (Uruguai). Graduada em Ciências do Estado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi bolsista de Iniciação Cientifica do CNPq. Membro da Rede de Pesquisa em Politica Externa e Regionalismo (REPRI) e do Observatório de Regionalismo (ODR). Interessada em pesquisas sobre regionalismo comparado e a soberania do Estado frente aos processos de integração, com especial destaque para o MERCOSUL e a UNASUL, atualmente investiga a proliferação de instituições regionais na América do Sul, África e Ásia.

Flavia Loss Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina - PROLAM da Universidade de São Paulo (2014). Foi assessora técnica da Secretaria Municipal de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo (2011-2016). Possui experiência no desenvolvimento de projetos acadêmicos nas áreas de Política Internacional e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias de Relações Internacionais, Integração Regional, Política Externa, América Latina, Comunidade Andina, Mercosul e Teorias de Integração Regional.

Guilherme Ferreira Doutorando e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP, campus de Franca, tendo realizado intercâmbio acadêmico de graduação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É pesquisador do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da UNESP/Franca (NEPPs), da REPRI- Rede de Pesquisa sobre Regionalismo e Política Externa (UFU) e da Equipe de Relações Internacionais do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC).

Julia de Souza Borba Gonçalves Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Franca. É integrante desde 2014 do Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI) e desde 2017 do Observatório de Regionalismo, ambos ligados à Rede de Pesquisa sobre Regionalismo e Política Externa (REPRI) que congrega pesquisadores de várias universidades brasileiras e instituições de pesquisa. Também é integrante do Observatório de Política Externa (OPEx), do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Regional (GEDES)

Karen Honório Doutoranda em Relações Internacionais pelo PPGRI- San Tiago Dantas (Unicamp,Unesp e PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Unesp-Franca. É professora assistente nível 1 na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Capitais Transnacionais, Estado, classes dominantes e conflitividade na América Latina e Caribe (GIEPTALC) e do Núcleo de Pesquisa em Política Externa Latinoamericana (NUPELA).Integra o Grupo para Reflexões sobre Relações Internacionais (GR-RI). Áreas de pesquisa e interesse: Teorias de Relações Internacionais, Teorias de Integração, Política Externa Brasileira, Economia e política na América do Sul, Integração Sul-Americana e Latino-americana.

Lucas Bispo dos Santos Mestrando no Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) e integrante da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI), pesquisando os temas relativos ao Regionalismo, Integração Regional, Mercosul e União Europeia. Bacharel em Relações Internacionais, pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, em 2014. Realização de intercâmbio, com bolsa parcial cedida pelo Santander Universidades, para Universidade de Coimbra, em 2013. Bolsista da FAP-Unifesp pelo Projeto Univercine, em parceria com a Cinemateca Brasileira, entre 2011 e 2012.

Marcel Artioli Mestrando no Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP), integrante da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI), bem como do Observatório de Regionalismo. Pesquisa economia política internacional, integração regional, política externa brasileira e política comercial. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Atualmente é analista de desenvolvimento agrário da Fundação Instituto de Terras do Estado de Sao Paulo. Tem experiência na área de Gestão Pública, com ênfase na mediação de conflitos fundiários.

Márcio José Oliveira Júnior Estuda a área de Política Internacional, mais especificamente Política Externa da China moderna. Ingressou no ano de 2011 na Universidade Federal de São Paulo, no curso de Relações Internacionais que está vinculado a Escola Paulista de Política Economia e Negócios (EPPEN). É participante do Grupo de Pesquisa UNIFESP/UFABC "A inserção internacional brasileira: projeção global e regional" e do grupo Inserção Regional e suas consequencias para a política externa: uma análise do Brasil e da Índia ambos certificados pelo CNPq. Foi bolsista de Iniciação Científica pela FAPESP nos anos de 2012 a 2014. Atualmente é mestrando no PPGRI da Universidade Federal de Uberlândia com bolsa CAPES, ligado ao Ie (Instituto de Economia) e também pesquisador ligado a Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI).

Maria Luísa Telarolli Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Relações Internacionais UNESP, Unicamp e PUC-SP "San Tiago Dantas" . Atualmente, pesquisa integração regional e meio ambiente, mais especificamente,o Acordo do Aquífero Guarani no MERCOSUL. Além de ser membro do Observatório de Regionalismo, também é membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares de Cultura e Desenvolvimento (GEICD) da UNESP/ FCLar e do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais ( NEAI).

Milagro Mengana Doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas. Mestre em Relações Internacionais pelo ISRI (Cuba) e Mestre em Direito Penal pela UO (Cuba). Atuou por sete anos como professora, coordenadora e pesquisadora no curso de Licenciatura em Direito da ULT, Cuba. Atua e tem interesse nas seguintes áreas: Integração Regional e relações bilaterais de Cuba com os países latino-americanos.

Observatório de Regionalismo O ODR (Observatório de Regionalismo) realiza entrevistas com autoridades em suas áreas de conhecimento e/ou atuação, lançando mão de diversas mídias à divulgação do material elaborado.


Roberto Teles Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do COPEDE e da equipe do Observatório Paraguaio de Defesa e Forças Armadas, vinculado ao Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES São Paulo) e participantes da rede sul-americana de Observatórios de Política Externa e Defesa.Foi bolsista do Programa Especial de Incentivo à Iniciação Científica (PIIC 2011-2012). Pesquisa temas vinculados a Política Externa Brasileira e Mexicana; Política Externa Latino-Americana; Integração Regional e Política Internacional.