Pesquisadores

 

Ana Elisa Thomazella Gazzola
Ana Elisa Thomazella Gazzola Professora de Relações Internacionais na UNIP. Doutoranda e mestra do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas - UNESP, UNICAMP e PUC-SP, desde 2015, com foco em processos de Integração Regional na América do Sul. Pesquisadora do Observatório de Regionalismo (ODR) e da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2013). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009).

Ana María Suárez Romero
Ana María Suárez Romero Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UNESP/Ar), na linha de pesquisa Estado, Sociedade e Políticas Públicas. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP), na área Instituições, processos e atores. Membro da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI) e do Observatório de Regionalismo (ODR). Foi Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre os anos 2018 e 2020. Áreas de pesquisa e interesse: Teorias de Relações Internacionais, Teorias de Integração Regional, Integração Européia e na América Latina, atualmente investiga a Negociação da saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).

André Leite Araujo
André Leite Araujo É Doutorando em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Bolonha, Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) e bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP. É pesquisador do Observatório de Regionalismo, da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo e do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais. Seus estudos enfatizam a Política Externa Brasileira e o regionalismo da América Latina nos séculos XX e XXI, com ênfase nas pesquisas sobre Legislativos nacionais e Mercosul.

André Sanches Siqueira Campos
André Sanches Siqueira Campos Visiting Researcher no Leuven Centre for Global Governance Studies da Universiteit Katholieke Leuven (KU Leuven), Jean Monnet Centre of Excellence, Bélgica (2020-2021). Doutorando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Mestrado em Relações Internacionais com área de concentração em Política Internacional pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IE UFU). Especialização em Direito Internacional pela Faculdade de Direito Damásio. Graduação em Turismo pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Vinculado aos grupos de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT/INEU), Grupo de Estudos sobre os BRICS da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (GEBRICS/USP) e Observatório de Regionalismo (ODR), que integra a Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Desenvolve pesquisas nas áreas de Integração Regional e Regionalismo Comparado, concentrando-se na América do Sul, Ásia e Europa. Análise do papel dos bancos centrais na política externa do Brasil, da Índia e da União Europeia no âmbito do processo de Governança Financeira Global. Estuda a teorização das Relações Internacionais com ênfase no debate Western e Global South na formação do conhecimento.

Angélica Saraiva Szucko
Angélica Saraiva Szucko Doutora em Relações Internacionais pela UnB com período sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle. Membro do Observatório do Regionalismo. Pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos Globais da UFG e ao Instituto de Relações Internacionais da UnB. Seus principais interesses de pesquisa incluem regionalismo, estudos europeus, União Europeia, Reino Unido, (des)integração diferenciada, identidade europeia e política internacional.

Beatriz Naddi
Beatriz Naddi Doutoranda em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam-USP). Membro do Observatório de Regionalismo vinculado à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (2014). Realizou intercâmbio acadêmico na Universidad de Guadalajara (México) por meio do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades (2012/2). Realiza pesquisas na área de Relações Internacionais, com ênfase em Integração Latino-Americana e História do México.

Breno Silva Oliveira
Breno Silva Oliveira Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestrando em do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas - UNESP, UNICAMP e PUC-SP. Suas pesquisas se dedicam à relação trilateral entre América Latina, China e Estados Unidos; e à diplomacia do futebol.

Bruno Theodoro Luciano
Bruno Theodoro Luciano Doutor em Ciência Política e Estudos Internacionais pela Universidade de Birmingham, com bolsa de doutorado pleno no exterior (CAPES). Atualmente é Pesquisador Jovem Talento no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC-SP). Foi Teaching Fellow em Políticas Públicas e Estudos Europeus na Universidade de Warwick, Reino Unido (2019-2020) e Konrad Adenauer Fellow em Estudos Europeus no Centro de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) (2014-2015). Bacharel (2011) e Mestre (2013) em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Integração Regional e regionalismo comparado, atuando principalmente em temas como União Europeia, América do Sul e Mercosul. Desenvolve pesquisa acerca do desenvolvimento de parlamentos de integração regional na Europa, África e América Latina, bem como da atuação dessas instituições no âmbito internacional. É Membro da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo - REPRI e do Observatório de Regionalismo - ODR.

Cairo Junqueira
Cairo Junqueira Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (DRI/UFS). Doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Mestre em Relações Internacionais, com ênfase em Política Internacional e Comparada, pela Universidade de Brasília - Instituto de Relações Internacionais (UnB/IREL). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca (UNESP/FCHS). Foi Pesquisador Visitante junto à Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires (UBA) - PPCP/Mercosul/CAPES. Atualmente é membro do Observatório de Regionalismo (ODR) vinculado à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPPs), além de ser colaborador do Projeto de Extensão "Internacionalização Descentralizada em Foco" (IDeF). Por fim, é coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Política Internacional e Sul-Americana (GP-SUL) com as seguintes linhas de interesse: Instituições Internacionais, Integração Regional e Paradiplomacia.

Davi Antonino Guimarães
Davi Antonino Guimarães Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Graduado em Relações Internacionais e em Economia pelas Faculdades de Campinas (FACAMP). É pesquisador colaborador para o Observatório de Regionalismo (ODR), o Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI) e a Revista Relações Exteriores. Suas pesquisas se dedicam nos seguintes temas: regionalismo, integração regional, assimetrias, América Latina e Mercosul.

Flavia Loss
Flavia Loss Doutoranda pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) e mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina (PROLAM-USP). É professora no curso de Relações Internacionais da Universidade Cruzeiro do Sul. Pesquisadora do Observatório de Regionalismo e do Grupo Rede de Investigação em Política Exterior e Regionalismo (REPRI). Integra o Grupo de Reflexión sobre Integración y Desarollo en América Latina y Europa (GRIDALE) e o centro de estudos CiGlo (Ciudades Globales). Possui experiência no desenvolvimento de projetos acadêmicos nas áreas de Política Internacional e Relações Internacionais, atuando principalmente com os temas de análise de política externa e integração regional.

Avatar
Giulia Ribeiro Barão Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil, 2013), Mestre em Cultura de Paz pela Universidade de Cádiz (Espanha, 2019) com bolsa da Associação Ibero-Americana de Pós-Graduação (AUIP) e Mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Salamanca (Espanha 2018) com bolsa da Fundação Carolina/Banco Santander. Possui especialização em Relações Culturais Internacionais (CAEU/OEI, 2015) e Epistemologias do Sul (CLACSO, 2017). É doutoranda em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas pela Universidade de Brasília, Brasil, em Cotutela com o Doutorado em Ciências Sociais da Universidade de Salamanca, Espanha. Membro do Núcleo de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Brasília e do Observatório do Regionalismo - ODR desde 2021. Possui experiência acadêmica e profissional na Espanha, Colômbia, República Dominicana e Brasil, principalmente em cooperação internacional, internacionalização de políticas públicas e organizações regionais na América Latina e Caribe, com ênfase nas áreas de comunicação, cultura e patrimônio cultural.

Guilherme Ferreira
Guilherme Ferreira Professor Adjunto da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus de Osasco. Doutor e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP, campus de Franca, tendo realizado intercâmbio acadêmico de graduação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É pesquisador do Observatório de Regionalismo (ODR).

Heitor Erthal
Heitor Erthal Doutorando em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNNICAMP, PUC-SP), mestre e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense. Integra o grupo de pesquisa Observatório do Regionalismo (vinculados à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo - REPRI). Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Política Externa; Política Externa Brasileira; Regionalismo e governança regional; Saúde.

Julia de Souza Borba Gonçalves
Julia de Souza Borba Gonçalves Doutoranda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) e graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Franca. Integra, desde 2014, a Rede de Pesquisa sobre Regionalismo e Política Externa (REPRI) e, desde 2019, a Rede Colombiana de Relações Internacionais (RedIntercol).

João Victor Motta
João Victor Motta Doutorando e mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC-SP), bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Trabalha como assessor especial da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo. Integra o grupo de pesquisa Observatório do Regionalismo (vinculados à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo - REPRI). Atua com os seguintes temas: regionalismo e integração regional, participação social, partidos políticos e sindicatos.
ResearchGateLattesORCIDGScholarAcademiaEdu

Karen Honório
Karen Honório Doutora em Relações Internacionais pelo PPGRI- San Tiago Dantas (Unicamp,Unesp e PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Unesp-Franca. É professora assistente nível 1 na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Capitais Transnacionais, Estado, classes dominantes e conflitividade na América Latina e Caribe (GIEPTALC) e do Núcleo de Pesquisa em Política Externa Latinoamericana (NUPELA).Integra o Grupo para Reflexões sobre Relações Internacionais (GR-RI). Áreas de pesquisa e interesse: Teorias de Relações Internacionais, Teorias de Integração, Política Externa Brasileira, Economia e política na América do Sul, Integração Sul-Americana e Latino-americana.

Karina Lilia Pasquariello Mariano
Karina Lilia Pasquariello Mariano Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na qual participa do Laboratório de Política e Governo e coordena o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura e Desenvolvimento (GEICD), que integra a Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Integra o Grupo de Reflexión sobre Integración y Desarrollo en América Latina y Europa (GRIDALE). É bolsista Produtividade do CNPq e desde 1992 é pesquisadora da Equipe de Relações Internacionais do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC), a qual coordena desde 2016. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Integração Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercosul, teorias de integração, União Europeia, relações internacionais, sindicatos, parlamentos regionais e democracia.

Luan O. Pessoa
Luan O. Pessoa • Doutorando e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bolsista pela CAPES. Pesquisador-membro do Observatório de Regionalismo (ODR). Interessado em regionalismo, economia política internacional, política externa brasileira, desenvolvimento regional, América Latina e Caribe, Mercosul, Nordeste Brasileiro. • Lattes · ResearchGate · Instagram ·

Marcus de Maurer Salles
Marcus de Maurer Salles Professor e Pesquisador do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), nas áreas de Integração Regional, Comércio Internacional e Regimes Econômicos Internacionais. Coordenador adjunto do Observatório de Regionalismo (OdR) na UNIFESP. Pesquisador Visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), junto à Direção de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (DINTE). Entre 2015 e 2020, foi Consultor Jurídico do Mercosul, selecionado por meio de concurso público internacional.
É Doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral no exterior, junto a Cátedra Internacional OMC/Integração Regional da Universidade de Barcelona (UB). Mestre em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Direito das Relações Econômicas Internacionais e da Integração Regional pela Universidade de Barcelona (UB). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
Pesquisador do Observatório de Regionalismo, da Rede de Política Externa e Regionalismo (REPRI), do Grupo de Reflexão sobre Integração e Desenvolvimento na América Latina (GRIDALE). Foi pesquisador visitante junto a Cátedra OMC/Integração Regional da Universidade de Barcelona (2011) e da Cátedra Brasil/Comunidade Andina da Universidade Andina Simon Bolívar (2012).

Maria Luísa Telarolli
Maria Luísa Telarolli Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós- Graduação UNESP, Unicamp e PUC-SP "San Tiago Dantas" e doutoranda em Geografia Humana pela USP. Pesquisa recursos hídricos, governança internacional e o Aquífero Guarani, mais especificamente,o Acordo do Aquífero Guarani no MERCOSUL. Além de ser membro do Observatório de Regionalismo, também é membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares de Cultura e Desenvolvimento (GEICD) da UNESP/ FCLar, da Waterlat - Gobacit e do Grupo de Geografia Política e Meio Ambiente do Departamento de Geografia Humana da USP.

Marta Cerqueira Melo
Marta Cerqueira Melo Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-Unicamp-PUC-SP). Mestra em Integração Contemporânea da América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Bacharela em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI) e ao Observatório de Regionalismo(ODR). Pesquisa na área de Economia Política Internacional, particularmente a Economia Política da América Latina, a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) e os processos de territorialização do desenvolvimento econômico.

Mauricio Dias
Mauricio Dias Mestrando no programa de pós-graduação San Tiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC-SP) em Relações Internacionais. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) com período de mobilidade acadêmica na Universidad de San Buenaventura, Colômbia. Foi estagiário docente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2021. Na área da pesquisa, é membro do Grupo de Estudos de Índia e Ásia Oriental - GesIAO desde 2016, do Observatório de Regionalismo (ODR) a partir de 2020, assim como, desde 2021, da Curadoria de Assuntos do Japão e do Observatório de Conflitos. Possui como agenda de interesse: política externa do Japão e da Coreia do Sul, xintoísmo, construção de identidade nacional, política de memória, regionalismo e meio ambiente. Foi membro da Diretoria da Associação de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas Olga Benário do PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) para a gestão de 2021. No Japão, representou o Brasil no programa intercultural do governo japonês denominado como Ship for World Youth (SWY) em 2020 e realizou intercâmbio para o aprendizado do idioma de japonês na cidade de Kanazawa em 2015.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4060044353605116
Academia.edu: https://unicamp.academia.edu/Maur%C3%ADcioDias

Bárbara Carvalho Neves
Bárbara Carvalho Neves Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais - San Tiago Dantas. Bolsista FAPESP (20/04348-5).
Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI), do Grupo Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI) e do Grupo de Reflexión sobre Desarrollo y Integración en América Latina y Europa (GRIDALE).
Áreas de Interesse: Política Externa Brasileira, Regionalismo Sul-Americano, Instituições Regionais, Integração em Infraestrutura, IIRSA e COSIPLAN.
Linkedin (https://www.linkedin.com/in/b%C3%A1rbara-neves-765055128/)
Lattes (http://lattes.cnpq.br/1285958251025487)

Paulo Cesar dos Santos Martins
Paulo Cesar dos Santos Martins Doutorando em Relações Internacionais pelo Programa Interinstitucional de Pós-graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Mestre em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD e graduação em Relações Internacionais pela mesma universidade (UFGD). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos Observatório do Regionalismo - ODR. Enfoque de pesquisa nos seguintes temas/áreas: Cooperação e integração regional; cidades-gêmeas; regionalismo; fronteiras brasileiras e Áreas de Livre Comércio. Possui, ainda, experiência em diagramação e edição.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2809416698979288

Avatar

Regiane Bressan
Regiane Bressan Professora da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), curso Relações Internacionais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais "Santiago Dantas" (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Especialista em Integração da América Latina: Doutora (2012) e Mestre (2008) pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo. Aluna visitante no Máster en Estudios Latinoamericanos do Instituto Interuniversitario de Iberoamérica, na Universidade de Salamanca, Espanha (2007). Bacharel em Relações Internacionais pelas Faculdades Integradas Rio Branco (2004). Integrante da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI); Grupo de Reflexión sobre Integración y Desarrollo en América Latina y Europa (GRIDALE) e ​Rede Brasileira de pesquisadores Latino-Americanistas e Caribeanistas (Rede BLAC). Assistente de pesquisa do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC (2002-2008), sendo bolsista do CNPq e FAPESP. De 2009 a 2013, atuou como docente no curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco. Tem experiência no desenvolvimento de projetos acadêmicos na área de Política Internacional e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração Regional, América Latina, Mercosul, Blocos Econômicos, Parlamentos Regionais e Teorias de Integração Regional.

Suzana Ribeiro Souza
Suzana Ribeiro Souza Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana, advogada e pesquisadora pelo GEDAI-UFC na linha de Direito da União Europeia. Áreas de Interesse: Política Econômica Internacional, Regionalismo Sul-Americano, Relações Sul-Sul e Direito Internacional Público.

Tainá Siman
Tainá Siman Mestra em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa CAPES, com dissertação intitulada "Governança Multinível no Mercosul: uma análise a partir do processo observado na União Europeia". Bacharel em Relações Internacionais pela PUC Minas, com período de intercâmbio acadêmico na Universitat Autónoma de Barcelona (UAB). Durante a graduação, foi também bolsista de iniciação científica da FAPEMIG, com o projeto “Zona Tripartida Livre Comércio – A União Faz a força? Uma análise político-econômica sobre o potencial da integração africana para o desenvolvimento”, sobre o acordo Tripartite COMESA-SADC-EAC. Também foi bolsista do projeto de extensão MINIONU. Participou do primeiro curso de verão do United Nations University Institute on Comparative Regional Integration Studies (UNU-CRIS) com bolsa em excelência acadêmica, e realizou estágio de curto período no Instituto Social do Mercosul.
Linhas de pesquisa principais incluem: Integração Regional, Governança, Descentralização, Regionalismo Comparado, Mercosul, e Design Institucional.
ResearchGateLattesTwitterGScholarOutros Contatos

Valéria Teixeira Graziano
Valéria Teixeira Graziano Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidad de Salamanca (Espanha), na linha de pesquisa em Estudos Latino-Americanos. Mestra em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UNB) e Mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (USP). Membro da Red Española de Estudios del Desarrollo (REEDES), integrando o grupo de pesquisa em Cooperação Sul-Sul. Membro da Cátedra UNESCO sobre Diversidade Cultural, Criatividade e Políticas Culturais da Universidad Nacional de Avellaneda. É pesquisadora do Observatório de Regionalismo (ODR) e do Grupo de Pesquisa Descolonizando as Relações Internacionais (UNILA). É professora no curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2015. Foi Coordenadora-Geral de Integração e Assuntos Multilaterais na Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura do Brasil entre 2009 e 2014. Atuou como Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2009 e, ainda, como Assistente de Informação Pública do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil entre 2007 e 2009. Áreas de interesse: Cultura e Relações Internacionais; Cultura, Política e Identidades; Políticas Culturais Internacionais; Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul; Integração Regional Latino-Americana; Lutas indígenas; Migrações e Refúgio; Movimentos sociais; Pensamento Crítico Latino-Americano.

Victor Ferreira de Almeida
Victor Ferreira de Almeida Mestre em Relações Internacionais pdlo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo. Bacharel em Relações Internacionais e Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Pampa. É membro do Observatório de Regionalismo, no qual se dedica ao estudo da governança internacional, da paradiplomacia e da filosofia política.

Vitória Totti Salgado
Vitória Totti Salgado Assistente de Projetos na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV RI). Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP) na área de concentração Instituições, Processos e Atores, com projeto de pesquisa de mestrado parcialmente financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Câmpus Franca. Realizou intercâmbio acadêmico na Bishops University, Québec, em 2017, financiada pelo programa Emerging Leaders in the Americas Program que está sob a administração do Canadian Bureau for International Education. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES), ao Observatório de Regionalismo (ODR), à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI) e à Rede de Pesquisa Internacional DIPP - Development, Internacional Policy and Peace. Desenvolve pesquisa sobre o regionalismo europeu e sul-americano, especificamente sobre a cooperação e integração regional no âmbito da defesa e segurança, gestão fronteiriça e políticas migratórias.