Pesquisadores

 

Ana Elisa Thomazella Gazzola
Ana Elisa Thomazella Gazzola Professora de Relações Internacionais na UNIP. Doutoranda e mestra do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas - UNESP, UNICAMP e PUC-SP, desde 2015, com foco em processos de Integração Regional na América do Sul. Pesquisadora do Observatório de Regionalismo (ODR) e da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2013). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009).

Ana María Suárez Romero
Ana María Suárez Romero Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UNESP/Ar), na linha de pesquisa Estado, Sociedade e Políticas Públicas. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP), na área Instituições, processos e atores. Membro da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI) e do Observatório de Regionalismo (ODR). Foi Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre os anos 2018 e 2020. Áreas de pesquisa e interesse: Teorias de Relações Internacionais, Teorias de Integração Regional, Integração Européia e na América Latina, atualmente investiga a Negociação da saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).

André Leite Araujo
André Leite Araujo É Doutorando em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Bolonha, Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) e bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP. É pesquisador do Observatório de Regionalismo, da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo e do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais. Seus estudos enfatizam a Política Externa Brasileira e o regionalismo da América Latina nos séculos XX e XXI, com ênfase nas pesquisas sobre Legislativos nacionais e Mercosul.

Avatar
André Sanches Siqueira Campos Doutorando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Mestrado em Relações Internacionais com área de concentração em Política Internacional pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IE UFU). Especialização em Direito Internacional pela Faculdade de Direito Damásio. Graduação em Turismo pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Estudante vinculado ao grupo de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT/INEU), membro do Grupo de Estudos sobre os BRICS da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo (GEBRICS/USP) e integrante do Observatório de Regionalismo (ODR), vinculado à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Agendas de pesquisa e interesse: (1) Estuda as Potências Médias e Regionais, com ênfase na análise da política externa de Brasil e Índia; (2) Integração Regional e Regionalismo Comparado, concentrando-se na América Latina, Ásia e Europa; (3) Geopolítica Asiática, com ênfase nas relações estratégicas do Indo-Pacífico; (4) Educação e Teoria das Relações Internacionais; (5) BRICS; (6) Economia Política Internacional. Trabalhou no Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR/Ministério do Turismo) e no Escritório Brasileiro de Turismo da América do Sul (EBT Amesul) com a promoção internacional do Brasil. Atuou na Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR-MG) com o planejamento das políticas públicas de turismo e a promoção internacional do Estado de Minas Gerais. Exerceu o cargo de Gestor Executivo Regional e foi Consultor de Políticas Públicas, responsável pelo planejamento de marketing e implementação das políticas públicas de turismo no interior de Minas Gerais e São Paulo.

Beatriz Naddi
Beatriz Naddi Doutoranda em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam-USP). Membro do Observatório de Regionalismo vinculado à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (2014). Realizou intercâmbio acadêmico na Universidad de Guadalajara (México) por meio do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades (2012/2). Realiza pesquisas na área de Relações Internacionais, com ênfase em Integração Latino-Americana e História do México.

Cairo Junqueira
Cairo Junqueira Professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (DRI/UFS). Doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Mestre em Relações Internacionais, com ênfase em Política Internacional e Comparada, pela Universidade de Brasília - Instituto de Relações Internacionais (UnB/IREL). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca (UNESP/FCHS). Foi Pesquisador Visitante junto à Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires (UBA) - PPCP/Mercosul/CAPES. Atualmente é membro do Observatório de Regionalismo (ODR) vinculado à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPPs), além de ser colaborador do Projeto de Extensão "Internacionalização Descentralizada em Foco" (IDeF). Por fim, é coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Política Internacional e Sul-Americana (GP-SUL) com as seguintes linhas de interesse: Instituições Internacionais, Integração Regional e Paradiplomacia.

Clarissa Correa Neto Ribeiro
Clarissa Correa Neto Ribeiro Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas - Unesp, Unicamp, PUC SP. Bolsista CAPES, foi pesquisadora visitante no German Institute of Global and Area Studies - GIGA Hamburg, pelo Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES PDSE) e realizou pelo Programa de Escala de Pos Grado da AUGM mobilidade acadêmica de mestrado junto a Universidad de la Republica (Uruguai). Graduada em Ciências do Estado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi bolsista de Iniciação Cientifica do CNPq. Membro da Rede de Pesquisa em Politica Externa e Regionalismo (REPRI) e do Observatório de Regionalismo (ODR). Interessada em pesquisas sobre regionalismo comparado, atualmente investiga as consequências da proliferação de instituições regionais na África e América do Sul.

Emerson Junqueira
Emerson Junqueira Graduado em relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC-SP) na linha de pesquisa Economia Política Internacional. Bolsista pela CAPES, orientado pelo Professor Dr. Giuliano Contento de Oliveira e pesquisa as relações comerciais e de investimentos na relação Brasil e China.

Flavia Loss
Flavia Loss Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina - PROLAM da Universidade de São Paulo (2014). Foi assessora técnica da Secretaria Municipal de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo (2011-2016). Possui experiência no desenvolvimento de projetos acadêmicos nas áreas de Política Internacional e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias de Relações Internacionais, Integração Regional, Política Externa, América Latina, Comunidade Andina, Mercosul e Teorias de Integração Regional.

Gabriela D. Ferreira da Costa
Gabriela D. Ferreira da Costa Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi bolsista de Iniciação Científica dos programas "Jovens Talentos para a Ciência" (CAPES), PIBIC (CNPq) e BIC (UFRGS). Tem experiência na área de Relações Internacionais, com interesse específico em Economia Política Internacional, Política Externa Brasileira e Regionalismos. Pesquisadora do Observatório de Regionalismo (ODR)

Avatar
Guilherme Ferreira Última atualização do currículo em 22/11/2018

Doutorando e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP, campus de Franca, tendo realizado intercâmbio acadêmico de graduação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Atualmente, é professor do curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Anhembi Morumbi e professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC.

Julia de Souza Borba Gonçalves
Julia de Souza Borba Gonçalves Assistente de Pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Mestra em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) e graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Franca.
É integrante desde 2014 do Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI) e desde 2017 do Observatório de Regionalismo, ambos ligados à Rede de Pesquisa sobre Regionalismo e Política Externa (REPRI) que congrega pesquisadores de várias universidades brasileiras e instituições de pesquisa.

João Victor Motta
João Victor Motta Mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC-SP), bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente é Assessor Executivo no Instituto Observatório Social (IOS). Integra o grupo de pesquisa Observatório do Regionalismo (vinculados à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo - REPRI). Atua com os seguintes temas: regionalismo e integração regional, participação social, partidos políticos e sindicatos.

Karen Honório
Karen Honório Doutora em Relações Internacionais pelo PPGRI- San Tiago Dantas (Unicamp,Unesp e PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Unesp-Franca. É professora assistente nível 1 na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Capitais Transnacionais, Estado, classes dominantes e conflitividade na América Latina e Caribe (GIEPTALC) e do Núcleo de Pesquisa em Política Externa Latinoamericana (NUPELA).Integra o Grupo para Reflexões sobre Relações Internacionais (GR-RI). Áreas de pesquisa e interesse: Teorias de Relações Internacionais, Teorias de Integração, Política Externa Brasileira, Economia e política na América do Sul, Integração Sul-Americana e Latino-americana.

Karina Lilia Pasquariello Mariano
Karina Lilia Pasquariello Mariano Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na qual participa do Laboratório de Política e Governo e coordena o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura e Desenvolvimento (GEICD), que integra a Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Integra o Grupo de Reflexión sobre Integración y Desarrollo en América Latina y Europa (GRIDALE). É bolsista Produtividade do CNPq e desde 1992 é pesquisadora da Equipe de Relações Internacionais do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC), a qual coordena desde 2016. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Integração Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercosul, teorias de integração, União Europeia, relações internacionais, sindicatos, parlamentos regionais e democracia.

Letícia Figueiredo Ferreira
Letícia Figueiredo Ferreira Doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas da Universidade Estadual Paulista, da Universidade Estadual de Campinas e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Unesp/Unicamp/PUC-SP), sob orientação do professor Carlos Eduardo de Carvalho. Mestre em Economia Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharela em Relações Internacionais pela mesma universidade. Coordenadora de pesquisa do Laboratório de Estudos Asiáticos (LEA-UFRJ), sob orientação do Prof. Leonardo Valente, e membro do Observatório de Regionalismo (ODR). Participou do Puente al Futuro 2018, plano de formação de líderes jovens da América Latina e do Caribe financiado pela República Popular da China.Tem como principais áreas de estudo: Relações Internacionais, Integração Regional e Economia Política Internacional.

Lucas Eduardo Silveira de Souza
Lucas Eduardo Silveira de Souza Bacharel em Relações Internacionais (Unesp) e Mestre em Relações Internacionais (UnB). Área de interesse: América do Sul, regionalismo sul-americano, Unasul, integração regional e política externa brasileira.

Maria Luísa Telarolli
Maria Luísa Telarolli Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós- Graduação UNESP, Unicamp e PUC-SP "San Tiago Dantas" e doutoranda em Geografia Humana pela USP. Pesquisa recursos hídricos, governança internacional e o Aquífero Guarani, mais especificamente,o Acordo do Aquífero Guarani no MERCOSUL. Além de ser membro do Observatório de Regionalismo, também é membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares de Cultura e Desenvolvimento (GEICD) da UNESP/ FCLar, da Waterlat - Gobacit e do Grupo de Geografia Política e Meio Ambiente do Departamento de Geografia Humana da USP.

Marta Cerqueira Melo
Marta Cerqueira Melo Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-Unicamp-PUC-SP). Mestra em Integração Contemporânea da América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Bacharela em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisa na área de Economia Política Internacional, particularmente a Integração Econômica Regional Sul-Americana, a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) e os processos de territorialização do desenvolvimento econômico.

Mauricio Dias
Mauricio Dias Mestrando no programa de pós-graduação San Tiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC-SP) em Relações Internacionais. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) com período de mobilidade acadêmica na Universidad de San Buenaventura, Colômbia. Na área da pesquisa, é membro do Grupo de Estudos de Índia e Ásia Oriental - GesIAO e do Observatório de Regionalismo (ODR), além de ter participado do Grupo de Análise de Geopolítica Energética - GAGE entre 2017 e 2018. Em 2017, atuou como professor de química no Projeto de Extensão PAMPEANO e foi voluntário nos Projetos de Extensão "Patinhas Amigas" e "Revitalização da Vila Pampeiro". Ademais, de 2017 a 2018, foi professor de japonês no Projeto de Extensão Grupo de Aprendizado de Línguas Estrangeiras (GALE). A partir do segundo semestre de 2017 a 2018 foi Secretário Acadêmico do Projeto de Extensão Pampasul - Unipampa Simulações Internacionais edição 2018, tornando-se membro do Apoio Acadêmico a partir do segundo semestre de 2018. No primeiro semestre de 2018, foi monitor voluntário de História das Relações Internacionais II e bolsista do Projeto de Extensão Temáticas Internacionais em Diálogo - Temid. Por fim, em 2019, foi monitor de Teoria das Relações Internacionais I e II.

Milagro Mengana
Milagro Mengana Doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas. Mestre em Relações Internacionais pelo ISRI (Cuba) e Mestre em Direito Penal pela UO (Cuba). Atuou por sete anos como professora, coordenadora e pesquisadora no curso de Licenciatura em Direito da ULT, Cuba. Atua e tem interesse nas seguintes áreas: Integração Regional e relações bilaterais de Cuba com os países latino-americanos.

Bárbara Neves
Bárbara Neves Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais - San Tiago Dantas. Graduada em Relações Internacionais na Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, Campus de Franca. Realizou intercambio acadêmico com bolsa Santander Universidades no Instituto Politécnico Nacional, México (2015).
Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI), do Grupo Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI) e do Grupo de Reflexión sobre Desarrollo y Integración en América Latina y Europa (GRIDALE).
Áreas de Interesse: Política Externa Brasileira, Regionalismo Sul-Americano, Instituições Regionais, Integração em Infraestrutura, IIRSA e COSIPLAN.

Raí Honorato
Raí Honorato Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas. Pesquisador associado ao Grupo de Estudos em Política e Direito Ambiental Internacional (GEPDAI), vinculado ao CNPq; membro do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI) e integrante do Observatório de Regionalismo (ODR), vinculado à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Participa também das Práticas Simuladas, projeto encabeçado pelo San Tiago Dantas em parceria com o Escritório de Representação em São Paulo do Ministério de Relações Exteriores (ERESP). Agendas de interesse: (1) mudanças climáticas e redução de emissões, (2) comunidades e representações indígenas, (3) integração regional, com foco na América Latina e Ásia, (4) política externa brasileira e (5) hidropolítica. Também foi aluno extensionista e atuou como Secretário-Geral do projeto de simulação e modelagem "MINIONU".

Regiane Bressan
Regiane Bressan Professora da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), curso Relações Internacionais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais "Santiago Dantas" (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Especialista em Integração da América Latina: Doutora (2012) e Mestre (2008) pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo. Aluna visitante no Máster en Estudios Latinoamericanos do Instituto Interuniversitario de Iberoamérica, na Universidade de Salamanca, Espanha (2007). Bacharel em Relações Internacionais pelas Faculdades Integradas Rio Branco (2004). Integrante da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI); Grupo de Reflexión sobre Integración y Desarrollo en América Latina y Europa (GRIDALE) e ​Rede Brasileira de pesquisadores Latino-Americanistas e Caribeanistas (Rede BLAC). Assistente de pesquisa do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC (2002-2008), sendo bolsista do CNPq e FAPESP. De 2009 a 2013, atuou como docente no curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco. Tem experiência no desenvolvimento de projetos acadêmicos na área de Política Internacional e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração Regional, América Latina, Mercosul, Blocos Econômicos, Parlamentos Regionais e Teorias de Integração Regional.

Mamadu Seidi
Mamadu Seidi Possui graduação (bacharelado) em lingua inglesa, habilitado para ensino de inglês no ensino fundamental II e ensino médio pela Escola Superior da Educação da Guiné-Bissau (ESE), em 2012. Graduado em humanidades (BHU) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em 2016, graduado em Relações internacionais pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em 2020. Mestrando em Relações Internacionais pelo programa de pós-graduação em Relações Internacionais SAN TIAGO DANTAS (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), inciada em 2020. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino da lingua inglesa como lingua estrangeira.

Vitória Totti Salgado
Vitória Totti Salgado Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP - UNICAMP - PUC-SP) na área de concentração "Instituições, Processos e Atores", com projeto de pesquisa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Campus de Franca. Realizou intercâmbio acadêmico na Bishop's University, Québec, em 2017, financiada pelo programa "Emerging Leaders in the Americas Program" que está sob a administração do Canadian Bureau for International Education. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES), à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI) e ao Observatório de Regionalismo (ODR). Desenvolve pesquisa sobre o regionalismo sul-americano e europeu, e sobre a cooperação e integração regional no âmbito da defesa e segurança.